Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Chuva e Sol, típicos do outono, mas também com friozinho???

Notícia enviada em 11/04/2011
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Uma ",bolha", de ar frio em níveis médios da troposfera e o ar relativamente aquecido em superfície, criam um gradiente de temperatura, causando forte convecção desde a região sul do país até o leste do estado de São Paulo, que inclui a capital, Grande São Paulo, litoral e Vale do Paraíba.

Então, curiosamente, apesar dessa convecção que faz surgir trovoadas por vezes fortes, inclusive acompanhadas de rajadas de ventos e até granizo, como foi o caso de São José dos Campos, no sábado, dia 09 de abril, essa bolha de ar resfriada fez neste fim de semana, cair as temperaturas, especialmente as mínimas. Neste domingo, a mínima registrada na minha estação instalada no bairro Vila Belmiro, foi de apenas 20,1ºC e a máxima não passou de amenos 27,3ºC. Já na vizinha cidade de Guarujá, entre as praias de Pitangueiras e Astúrias, onde tenho minha nova estação, a mínima foi de 19,5ºC e a máxima foi de 26,3ºC. Ainda sobre o domingo, o dia começou com Sol e alguma formação de nuvens, que variavam de nuvens de baixa altitude tais como cúmulos-mediocris e estratos oriundos da circulação marítima até algumas nuvens de elevada altitude - cirros. No período da tarde, entretanto, houve alternância de pancadas de chuvas de moderada intensidade e alguns episódios de mormaço (insolação difusa) e sol fraco, cenário típico de começo de outono na Baixada Santista (Costa da Mata Atlântica, litoral centro-sul paulista). Agora são 00:55, temperatura de 20,8ºC, umidade relativa de 84%, pressão de 1014 mbar, céu parcialmente nublado, sem chuva e aragem do quadrante noroeste, no Guarujá. O começo de outono costuma ser de alternância de períodos de Sol com pancadas rápida de chuvas na Baixada Santista, mas esse ",friozinho",, traduzido por ventos bem amenos soprados do quadrante sudeste, do mar, são mais típicos ou comuns em outonos de tempos de La Niña, sistema climático de resfriamento das águas do Oceano Pacífico. O ",La Niña, ainda persiste foi ele que contribuiu para que o mês de Março passado ter sido o mais ",frio", dos últimos dez anos.... Porém, deve perder força a partir de Junho, onde configura-se um final de outono e começo de inverno com bem menos chuvas.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Arranja dinheiro antes de mais nada: a virtude virá depois" - Horácio (65 aC)