Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Chuva, vento e frio em Rondônia

Notícia enviada em 26/07/2007
por Daniel Panobianco - Vilhena/RO
Mais uma friagem chegou a Rondônia nesta quarta-feira. O sétimo resfriamento polar do ano no sul da Amazônia já é um recorde em números de pulsos frios. A média climatológica é de três a cinco friagens por ano. O que nas últimas semanas os modelos numéricos – aqueles computadores especiais que fazem os prognósticos do tempo através de dados computadorizados – vinham divergindo muito, com relação à intensidade dessa onda, agora os dados finais mostram que realmente essa é mais uma friagem considerada como “clássica” em solo rondoniense.

A forte onda de frio é de natureza totalmente continental, ou seja, vem com força total por terra, através da costa andina, a mesma que atingiu o Brasil com uma queda espetacular nos termômetros na manhã de ontem. A queda de temperatura já aconteceu até no Acre e sudoeste do Amazonas.

Em Rondônia, o frio chegou ao Cone Sul ainda no período da manhã surpreendendo a muitos. O dia começou com muito sol e temperatura de 24°C às 7 horas em Vilhena. Uma hora depois, as nuvens fecharam por completo o céu na cidade tendo inicio um vento forte de sul e denso nevoeiro, que reduziu a visibilidade no aeroporto local para apenas 800 metros. A tão esperada chuva caiu na cidade após quase dois meses só na expectativa de dias mais úmidos.

No inicio da tarde foi à vez da região central do Estado sofrer com o avanço da intensa frente-fria. Uma poderosa linha de instabilidade – focos de tempestades alinhados que se formam na dianteira de uma frente-fria intensa – atravessou as regiões de Cacoal e Ji-Paraná provocando muita chuva, raios, rajadas de ventos de até 60 km/h e declínio acentuado na temperatura. Em Ji-Paraná, por exemplo, ao meio-dia, os termômetros indicavam 33°C de forte calor pré-frontal e logo após as 16 horas, a marca era de apenas 19°C, mas devido aos ventos fortes e a chuva constante, a sensação térmica chegou a quase 10°C. Chuva que foi destaque principal nessa região localizada de Rondônia. Entre as 13h30min e as 18h45min choveu na cidade cerca de 52,3 milímetros, praticamente todo o volume de chuva esperado para os meses de julho e agosto na área. Muitas ruas e avenidas ficaram alagadas em pouco tempo. Galhos de árvores caíram sobre a fiação elétrica interrompendo o fornecimento de energia por alguns minutos.

Choveu forte no inicio da noite também em vários bairros da capital. Quem custava acreditar que essa grande frente chegaria a Porto Velho deu o braço a torcer pouco depois das 19 horas. O vento mais intenso de sul entrou com força na cidade provocando diversas pancadas de chuvas, trovoadas e queda de temperatura. Antes de a frente entrar na região, a temperatura era de 34°C na cidade e pouco depois das 20 horas, o termômetro do aeroporto local indicava 23°C.

A mínima nesta manhã em Vilhena foi de 12°C, segundo dados do aeroporto local. Em Cacoal, Ji-Paraná e Rolim de Moura fez 15°C. Na região oeste, Guajará-Mirim acordou com 14°C e Porto Velho registrou 19°C no aeroporto Governador Jorge Teixeira.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates