Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Ciclone extratropical pode gerar rajadas de ventos para Santos e região

Notícia enviada em 25/03/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Ciclone extratropical forma-se no Atlântico na altura da costa do Uruguai. Ventos fortes estão previstos entre amanhã, 26/03/15 e 27/03/15 para o litoral da Região Sul, bem como agitação marítima. Entre este sábado e domingo, não está descartada a possibilidade de rajadas de vento para os litorais paulista e sul fluminense, embora com menor intensidade. Fica o alerta para a navegação de pequeno porte em alto-mar, especialmente ao largo da costa do litoral catarinense e gaúcho para esses dias. Formação de ciclones extratropicais na costa sul é ocorrência normal para esta época do ano. Como se formam em latitudes relativamente altas (faixa temperada), a temperatura superficial do mar é baixa, caso contrário dos ciclones subtropicais BAPO e CARI, formados em latitudes mais baixas (litoral paulista), portanto em águas mais quentes (neste ano, tivemos uma anomalia positiva de temperatura ou seja, acima da normal climatológica nas águas da costa paulista, o que favoreceu a formação destes sistemas). O maior risco dos ciclones subtropicais ou híbridos é destes chegarem muito perto do litoral e dependendo de sua intensidades, provocar tempo severo, tais como, ventanias mais fortes do que aquelas provocadas por ciclones extratropicais, chuvas extremas e trombas d',água. Os ciclones extratropicais apesar de ser um tanto ",inofensivo", com respeito aos ciclones subtropicais, ainda assim devem ser encarados com precaução. Saliento que em março de 2004, um ciclone extratropical em sua trajetória, ao encontrar águas mais quentes na costa catarinense e pouco cisalhamento de ventos verticais, evoluiu para a fase de ciclone tropical, ou seja, FURACÃO, causando muitos estragos civis e até vítimas humanas... Mas, não parece ser o caso deste ciclone extratropical, motivo deste reporte, pois segundo projeções e simulações computadorizadas, em sua trajetória não está incluída passagem por águas quentes, um dos ",motores", do furacão!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle