Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Ciclone extratropical x furacão

Notícia enviada em 01/05/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
As últimas imagens de satélites impressionam mesmo, pois um extenso e poderoso ciclone extratropical formou-se ao largo da costa sul do país. Consequência imediata: ventos muito fortes com potencial para causar grandes danos às populações especialmente urbanas, o que de fato se comprovou, pois várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, experimentaram ventos de até 100Km/h!

Em São Paulo, cidades do interior, especialmente do sudoeste, como Avaré, também enfrentaram a ação destes ventos fortes, além da capital paulista, embora com menor intensidade (cerca de 50Km/h). Mas, digno de nota mesmo, no estado paulista, foi a ventania na Baixada Santista, onde de acordo com a Base Aérea de Santos que se localiza no Distrito de Vicente de Carvalho no Guarujá, rajadas atingiram 80Km/h! Na minha estação em Santos, registrei rajada com 67Km/h, menor do que na Base, por conta de sua localização em área urbana....

Ciclone extratropical pode virar um furacão?

Por conta dessa fúria dos ventos, já me questionaram se seria possível este ciclone extratropical transformar-se num furacão. Respondo que apesar da intensidade e extensão deste sistema de ventos, até poderia, caso a temperatura superficial marinha por onde ele se deslocasse, fosse alta o suficiente para desenvolvimento de um furacão, o que não é o caso, pois o ciclone até amanhá deverá ser desviado para longe do litoral entre Santa Catarina e Paraná, portanto, dificilmente poderá se deslocar sobre as águas mais aquecidas do litoral paulista, especialmemte as do litoral norte!!!

Informo também que ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano, de transição outono-inverno e se formam ao contrário dos furacões, em áreas de baixas temperaturas superficiais marinhas, como as da costa Argentina, uruguaia e gaúcha (rio-grandense).

Imagem anexa: enfatiza o desenvolvimento do grande e poderoso ciclone extratropical

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa. Na guerra só podemos morrer uma vez - na política várias" - Winston Churchill