Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Cidade de São Paulo: estado de emergência!

Notícia enviada em 22/08/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Desta feita, venho atentar para os valores baixíssimos de umidade do ar na cidade de São Paulo, especialmente ontem, dia 21 de Agosto: cerca de 9% no Aeroporto de Congonhas (estado de emergência) e um pouquinho mais elevado no Campo de Marte: 13% (estado de alerta).

Comparando estes números com os de cidades do interior como Ribeirão Preto, fico estarrecido com esta situação na capital paulista, pois Ribeirão, muito mais afastada da refrescante e úmida brisa do mar em relação à São Paulo, bateu ontem com umidade de 25% no Aeroporto local!!!

A cidade de São Paulo, mesmo afastada cerca de 60Km em média da costa, por vezes se beneficia da brisa marinha, especialmente nos finais de tarde nos bairros da zona sul, como Grajaú, Pedreira, Capela do Socorro e é claro, Capão Redondo e Parelheiros, este último já situado em área florestal da Mata Atlântica, próxima da descida da Serra (cogita-se pelo Governo de São Paulo, construção de uma estrada ligando a capital à cidade de Itanhaém no litoral sul, pois via Parelheiros, é praticamente uma linha reta ao litoral sul, o que beneficiaria o fluxo de veículos entre esta região do litoral e a capital, uma vez que não haveria necessidade do turista ou morador do litoral subir ou descer a Serra pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, perdendo-se tempo neste caso, ao entrar pela Praia Grande e São Vicente).

É, até o final dos anos 1980, a capital do estado paulista, ainda mantinha temperaturas médias consideravelmente mais baixas do que no litoral, os invernos eram frios e a garoa era ainda a marca registrada desta que é a maior e mais importante cidade da América do Sul... Mas, mas, mas... infelizmente, a degradação ambiental não tem dado trégua à cidade e hoje as ilhas de calor promovem especialmente no verão, diferenças térmicas de cerca de dez graus Celsius ou até mais entre bairros centrais como a Freguesia do Ó, Butantão e bairros periféricos como Parelheiros no extremo da zona sul paulistana. O escape de gases tóxicos para a atmosfera modificam a composição química das nuvens aliado à grande instabilidade do ar mais aquecido das ilhas de calor, propiciando chuvas torrenciais e muita vezes imprevisíveis... Os poluentes intensos não podendo se dispersar devido às condições climáticas reinantes, promovem a queda acentuada da umidade. Crianças, idosos e pessoas em geral com asma, rinite e bronquite são as mais prejudicadas.... Lamentável!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um político é capaz de qualquer coisa para permanecer - até mesmo tornar-se um patriota - William R. Hearst