Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Cinzas brancas precipitadas sobre o R.J. devem ser mesmo de origem vulcânica!

Notícia enviada em 27/12/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Houve quem aventasse sobre as áreas de instabilidades no sul do país (na vanguarda de uma nova frente fria que hoje, dia 27/12, já faz cair abruptamente as temperaturas no sul gaúcho, afastando o intenso calor reinante dos últimos dias naquela região), como uma espécie de muralha contra o deslocamento das plumas do vulcão Copahue, corroborando dessa forma com a hipótese da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro de que as cinzas de coloração branca que se precipitaram na terça-feira sobre o Centro e os bairros Glória, Leblon, Copacabana e Flamengo, poderiam ser oriundas de um incêndio em Duque de Caxias... A Aeronáutica também descartou a possibilidade de fuligem de origem vulcânica, pois segundo essa Corporação não houve registro de tal fuligem nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

Mas, é preciso atentar para o fato da erupção do Vulcão Puyehue-Cordón Caulle em outubro/novembro de 2011. Na época, o aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, por exemplo e outros aeroportos do interior gaúcho, os boletins meteorológicos (metares) não reportavam o código VA (volcanic ash), para cinzas vulcânicas. Muito diferente dos metares de aeroportos da Argentina e do Uruguai que reiteradamente informavam VA em seus metares (naquela época deste vulcão o sul do Brasil foi a região mais atingida pelas plumas do Vulcão Puyehue, apesar de que houve alguns informes sobre a precipitação de cinzas sobre o litoral sul paulista, não confirmados - ver meu reporte sobre este tema em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Cinzas_do_Vulcao_Puyehue_podem_chegar_ao_litoral_paulista&posic=dat_20111019-121440.inc.

Portanto, o bloqueio das áreas de instabilidades à movimentação das plumas do atual vulcão Copahue, seria bastante eficiente, caso o material particulado avançasse pelo interior do continente, o que não foi o caso - os ventos estiveram favoráveis às cinzas pelo lado da costeira, atingindo segundo imagens de satélites, o litoral fluminense e mais precisamente, a cidade do Rio de Janeiro... A imagem em anexo, revela a pluma (faixa colorida) no dia de Natal sobre a latitude carioca....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quanto mais uma pessoa compreende a seriedade da vida, melhor dela se pode rir" - Schopenhauer