Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Clima litorâneo é muito mais regido pela circulação marinha

Notícia enviada em 20/09/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
DOMÍNIO DAS MASSAS DE AR TROPICAL E SUBTROPICAL A INFLUENCIAR O CLIMA DA BAIXADA SANTISTA, APÓS UMA SEMANA (PASSADA) DE MUITAS INSTABILIDADES,RAJADAS DE VENTO E CHUVAS VOLUMOSAS CUJO NÍVEL ANTES DE SE ATINGIR OS PRIMEIROS 15 DIAS DO MÊS FOI DE 218 MILÍMETROS POR METRO QUADRADO, COMPARÁVEL AO NÍVEL DOS CHUVOSOS MESES DE VERÃO,QUANDO A MÉDIA ESPERADA PARA SETEMBRO É DE 130 MILÍMETROS POR METRO QUADRADO! RESUMO DA SEMANA: MÁXIMAS: 15/09/15, 26,5°C, 16/09/15: 37,2°C, 17/09/15: 32,5°C, 18/09/15: 39,1°C, 19/09/15: 31,4°C, 20/09/15: APENAS 28,3°C!

NOTA: DIA 18/09, SEXTA-FEIRA PASSADA, A BASE AÉREA DE SANTOS, SITUADA EM VICENTE DE CARVALHO REGISTROU 40°C!

CLIMA LITORÂNEO É MICROCLIMA MUITO DIFERENCIADO DE OUTRAS REGIÕES

ENQUANTO O INTERIOR PAULISTA E ATÉ MESMO A CAPITAL E A GRANDE SÃO PAULO ",FERVEM", NESSE ",CALDEIRÃO", QUENTE, O LITORAL PAULISTA E FLUMINENSE APESAR DOS PICOS DE QUASE E MESMO DE 40°C, TIVERAM E TÊM ALTERNÂNCIAS ENTRE TEMPO TOTALMENTE ENSOLARADO E CALORÃO E TEMPO COM SOL ENTRE NUVENS E MÁXIMAS MAIS AMENAS ENTRE 28°C E 34°C, ESPECIALMENTE QUANDO OS VENTOS VIRAM PARA OESTE, SUDOESTE, SUDESTE E LESTE!! NA BAIXADA SANTISTA NA NOITE DE SEXTA, APÓS O DIA MAIS QUENTE DO INVERNO, HOUVE ATÉ CHUVA RÁPIDA E FRACA INTENSIDADE, E ONTEM, SÁBADO, NÉVOA ÚMIDA NO FINAL DA TARDE COM REGISTRO DE GAROA EM SANTOS À NOITE!

MOTIVOS: DE FATO, NÃO DEVE MESMO OCORRER VIRADA DE TEMPO ANTES DO DIA 23, MAS É BOM QUE SE ENTENDA QUE AS PREVISÕES FEITAS POR EMPRESAS PARTICULARES E INSTITUTOS DO GOVERNO SÃO GENERALIZADAS. AQUI NA COSTA DA MATA ATLÂNTICA (BAIXADA SANTISTA), ESTAMOS RELATIVAMENTE PRÓXIMOS DA DIVISA COM O PARANÁ, SENDO QUE A FRENTE FRIA ESTÁ ESTACIONÁRIA SOBRE SANTA CATARINA, PORÉM HÁ CERTA INFILTRAÇÃO DE UMIDADE E NUVENS ATÉ O PARANÁ QUE PODEM TRAZER CERTA NEBULOSIDADE E ALGUMA CHUVA PARA A REGIÃO, TANTO É QUE NA MANHÃ SEGUINTE AO DIA 16, QUANDO ",FEZ", 37,2°C EM SANTOS, CHOVEU NO VALE DO RIBEIRA E NA BAIXADA, APESAR DE NÃO TER CHOVIDO, O SOL APARECEU ENTRE NUVENS E A MÁXIMA FOI DE ",SOMENTE", 32,5°C.

CLIMA DO LITORAL É REGIDO MUITO MAIS PELA CIRCULAÇÃO MARINHA DO QUE PELA CIRCULAÇÃO DE VENTOS DO INTERIOR DO CONTINENTE.....

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental (observando e monitorando o clima de Santos e região diretamente e indiretamente o clima da cidade de São Paulo e arredores)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson