Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Climatologia e vida 2: verão e sociedade!

Notícia enviada em 29/01/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
No primeiro reporte sobre Clima e vida, enfoquei a questão da relação entre a temperatura real do ar medida sob os cânones da Sociedade Meteorológica Mundial e sensação térmica ou tecnicamente falando, o índice de calor suportado pelos seres humanos submetidos a stress térmico seja em regime de trabalho ou atividade física (esporte e exercícios), sob o Sol, ou seja sob condições de trabalho mesmo que à sombra, porém sob altas temperaturas devidas à proximidade de fontes de radiação de ondas longas (calor), tais como, motor dianteiro de ônibus, ferro de passar roupas, etc.

Agora, venho tratar de outros fatores impactantes do clima sobre a sociedade como um todo. vou citar e comentar brevemente apenas alguns, uma vez que a lista é longa....

Tomemos o caso desse verão 2012/2013 na região litorânea de Santos (Costa da Mata Atlântica):

em dezembro passado, médias térmicas ligeiramente acima da normal climatológica para este mês dos últimos 10 anos. Pico de temperatura máxima em pleno dia de Natal, registrando-se em Santos, máxima de 40,1ºC. Após esta onda de calor forte, a partir de janeiro houve uma amenização significativa deste calorão, por conta de episódios de escoamento de umidade amazônica e acoplamento deste a sistemas frontais - caracterizando eventos de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Somente em 25 deste mês, exatamente um mês depois do registro dos 40,1ºC, voltamos a marcar alta temperatura, que nesse dia a máxima ficou em 36,6ºC. É claro que neste período de um mês houve calor, mas bem menos intenso, entremeado de períodos de amenidade, propiciados pela ZCAS.

Geralmente, mês de janeiro, é comum esses períodos mais amenos acompanhados de chuvas volumosas. Registre-se também o fato de que entre dezembro e janeiro, a atividade de células convectivas (tempestades elétricas), foi relativamente intensa.

E para iniciar a comentar os fatores impactantes do clima nestes meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, podemos começar pelo fator descargas elétricas: a título comparativo, em 06 de janeiro de 2012 (verão passado), um adolescente foi vítima de raio no Guarujá. Quase exatamente um ano depois, em 07 de janeiro deste, um casal de turistas também foi vítima de raio em Bertioga, ambas cidades da região de Santos, confirmando meus alertas sobre a forte atividade convectiva (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Raios_e_verao_recomendacoes_complementares&posic=dat_20121231-212732.inc).

Outro fator que merece muita atenção é o fato das altas temperaturas no período analisado, interferirem negativamente na conservação dos alimentos, notadamente no CEAGESP na capital.

E o caso da maior circulação e procriação de agentes vetores de doenças, como os mosquitos, especialmente os da dengue. É fato comprovado da incidência de casos da dengue tipo 4 no Guarujá, uma vez que este agente vetor se aproveita das condições de calor e umidade nesta época do ano para atuar na transmissão da doença.

Fico preocupado pois na verdade, segundo estatísticas, fevereiro costuma ser um mês mais quente que janeiro e Março com maior incidência de chuvas volumosas, a tendência é de aumentar os casos de dengue... Portanto, bem provavelmente, o auge da doença ainda não aconteceu...

Porém, nem tudo é motivo de preocupação, pois com muita atenção, técnica e responsabilidade, a Defesa Civil de Santos prima pelos avanços no sentido de alertar a população dos morros da cidade (que é bastante expressiva) no caso de riscos de escorregamentos e obras de contenção do talude. Não fosse isso, ainda haveria vítimas até fatais como no passado. Logicamente que ainda há o que avançar no quesito segurança e aqui aproveitando a oportunidade, alerto para o uso de sacolas plásticas que devem ser aos poucos abolidas pelas populações urbanas (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Para_mitigar_enchentes&posic=dat_20121223-033236.inc), e também alerto para o descarte consciente do lixo, evitando-se o entupimento de bueiros...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"É mais fácil lutar por princípios de que viver por eles" - Alfred Adler