Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Curitiba tem máxima igual ou mais alta do que na Baixada Santista

Notícia enviada em 24/07/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Parece brincadeira, mas em Curitiba, a máxima hoje (24/07/16), foi de 24ºC, praticamente igual a de Santos (Estação da ONG Amigos da Água), com 24,4ºC e maior do que na orla do Guarujá (Estação Pitangueiras), com apenas 21,6ºC!

Temperaturas máximas não decolam na Baixada Santista! Mesmo com a transição do ar polar para subtropical e com isso, a redução da nebulosidade, a máxima ontem (23/07/16) em Santos (Estação da ONG Amigos da Água) foi de 23,5ºC e hoje quebrando prognósticos oficiais que indicavam máxima entre os 27ºC e os 28ºC, apenas 24,4ºC! No Guarujá (Estação Pitangueiras), menores valores foram registrados: 22,5ºC ontem (23/07/16) e hoje apenas 21,6ºC. As diferenças entre os registros da Estação Amigos da Água e Pitangueiras, deve-se ao fato de que a primeira situa-se em bairro afastado da orla (Vila Belmiro) e a segunda (Pitangueiras) em plena orla do Guarujá! Enquanto isso, em praticamente todas as outras regiões paulistas, exceto o Vale do Ribeira, máximas hoje (24/07/16), ficaram entre os 27ºC e os 31ºC, incluindo a capital e Grande SP. Motivo principal da diferença: temperatura superficial da água do mar entre o litoral catarinense e o litoral paulista (incluindo a Baixada Santista) até o limite entre Bertioga e São Sebastião permanece em 18ºC desde o começo de julho (o que ajudou a desencadear aquela sequência de vários dias com névoa ou nevoeiro). Saliento que temperatura das águas dessa ordem, normalmente só aparecem em final de julho/agosto, mas este ano é um caso excepcional, pois ocorreu antes da época, por conta da infiltração de ar polar trazidos por uma sucessão de ondas de frio, incluindo uma entre 09 e 16 de junho, que foi intensa para os padrões climáticos da Baixada Santista! Por outro lado, nota-se com um pouco de esforço, no mapa anexo, que a região do litoral paulista, a partir de São Sebastião até Ubatuba, revela temperatura superficial de 19ºC e de Ilhabela até próximo de Angra dos Reis, 20ºC. Provável conclusão: nesta semana com o fortalecimento do ar aquecido e mais seco, o contraste de temperatura entre a superfície do mar e do ar, pode ser o suficiente para gerar condições para formação de névoa ou nevoeiros na região da Baixada Santista e em menor grau a partir da região do litoral norte (entre São Sebastião e Ubatuba)!

Rodolfo Bonafim enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire