Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Curtas 1: encontrada água mais antiga do mundo!

Notícia enviada em 20/05/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Com este ",Curtas 1",, inicio uma série de reportes curtos como sugere o título, porém, de cunho de interesse e curiosidade.

E o tema inicial é sobre uma publicação da Revista Nature sobre o achado por parte de uma equipe acadêmica liderada por Chris Ballentine da Universidade de Manchester (Inglaterra), com a participação conjunta de pesquisadores canadenses. Tal achado remete à água mais antiga do mundo de que se tem notícia, situada a uma profundidade de cerca de 2,5 Km abaixo do solo de Ontário no Canadá. Permaneceu inalterada e sem contato com o meio exterior durante, pelo menos, 1,5 bilhões de anos.... Este aquífero (reservatório de água subterrânea sob rochas porosas) contém precisamente os elementos químicos necessários à formação da vida como a que julgamos conhecer que poderá dar novas pistas sobre como esta teria surgido e segundo os pesquisadores, devido a este conteúdo bioquímico, esta água poderia conter alguma forma de vida ainda que muito primeva. Além disso, as rochas que a mantêm presa são muito semelhantes as de Marte, o que reaviva as esperanças de encontrar vida debaixo da superfície daquele planeta tão inquiridor e desafiador à curiosidade científica humana.

Também foi descoberto por meio de filtração através das rochas que a água deste aquífero têm gases como o hidrogênio e metano em diferentes isótopos, além de hélio, neônio, argônio e xenônio (gases nobres).

Isto comprova que a água mais antiga tem maior concentração de hidrogênio que, por exemplo, aquela que existe em torno das fontes hidrotermais das fossas abissais oceânicas, que nas quais existe vida em abundância.

Segundo a pesquisadora líder Chris Ballentine, essa descoberta é altamemte relevante aos cientistas que estudam como os microrganismos podem evoluir em condições de isolamento. E é crucial para se estudar a questão da origem da vida, da sua sustentabilidade e desenvolvimento tanto em ambientes extremos como em outros planetas.

Portanto, abre-se, assim, a possibilidade de existirem ambientes semelhantes sob a superfície de outros planetas, como Marte.

Apesar dos esforços e das maravilhosas revelações que o Telescópio Espacial Kepler da Nasa têm realizado acerca de planetas extra-solares, incluindo uns de certa forma semelhantes à Terra e no interior da ecosfera (região de um sistema planetário, dependendo da massa, brilho e classe espectral da estrela central, onde tais planetas poderiam suportar água líquida correndo na supefície), não é o bastante, é claro, para assegurar que há formas de vida fora do nosso sistema solar. De repente, um planeta como Marte que recebe consideravelmente menos radiação do Sol, poderia conter água líquida subterrânea, dotada de elementos bioquímicos, como a água mais antiga do planeta Terra até o momento....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa. Na guerra só podemos morrer uma vez - na política várias" - Winston Churchill