Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Curtas 3: Mares de Titã, produzem ondas?

Notícia enviada em 27/05/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
É difícil e prematuro responder a esta questão, mas a Sonda espacial Cassini, a mesma que revelou aos cientistas e público da Terra que em Titã, satélite de Saturno, há mares e lagos, sobrevoará o mar do norte de Titã, chamado Ligeia Mare, à procura de indícios de ondas. Os dados de hipsometria (técnica de representação da elevação de um terreno através de cores, sendo que as cores utilizadas possuem uma equivalência com a elevação do terreno, começam com verde escuro para baixa altitude e, passando por amarelo e vermelho, até cinza e branco para grandes elevações e

um esquema semelhante pode ser utilizado também para representar o relevo dos oceanos, posição geográfica, deslocamento de ventos e ação das correntes marinhas, etc) serão recolhidos pelo instrumento de radar.

Embora já se saiba que esses lagos e mares são feitos de hidrocarbonetos, tais como etano e metano, o que se esconde no interior desses mares e lagos ainda é enigmático, tanto é que a NASA planejar enviar um pequeno submarino para tentar desvender esse enigma.

Como já foi dito, lagos, mares e rios de hidrocarboneto cobrem grande parte do hemisfério norte de Titã, fazendo deste satélite de Saturno, o único mundo conhecido, além da Terra, capaz de manter líquido estável à superfície. Além disso, estes hidrocarbonetos caem em forma de chuva, à semelhança do ciclo da água na Terra - a diferença é que o ciclo equivalente desta lua depende do etano e do metano.

A questão é que com uma temperatura de -178ºC o meio ambiente desta lua é tão frio que é difícil perceber se pode reproduzir o efeito de ondas.

Os pesquisadores acreditam que à medida que as estações mudam até o verão no hemisfério norte de Titã, se produzem ondas sobre os seus mares e, inclusive, furacões podem começar a girar sobre estas áreas.

Ainda é muito difícil prognosticar isso, mesmo conhecendo que há processos climáticos semelhantes aos da Terra em Titã, porém, surgem diferenças devido à presença de líquidos como o metano, em vez da água....

Comentário rápido do autor: fico cada vez mais fascinado em saber que a NASA planeja colocar um tipo de submergível para sondar as profundezas dos mares de Titã. Se aqui na Terra, é tão interessante os dados e as descobertas que se fazem a respeito de formas de vida que conseguem sobreviver em meios tão adversos como as fossas oceânicas, imagino o que poderá ser ainda revelado em Titã, a partir da experiência de formas de vida, como os extremófilos das fossas oceânicas da Terra....

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A melhor política consiste em dizer a verdade, a menos que a pessoa tenha uma habilidade excepcional para mentir" - Jerome K. Jerome