Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Curtas 8: Radiação em viagem a Marte é mais segura do que em Fukushima!!

Notícia enviada em 03/06/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A Nasa, a agência espacial americana como tem planos de realizar uma missão tripulada a Marte entre 2030 e 2035, precisa reduzir ao máximo, os riscos aos futuros astronautas de tal mega empreendimento espacial...

Para tanto, um grupo de pesquisadores liderado por Cary Zeitling do Instituto Southwest de Boulder, no Colorado, Estados Unidos, utilizou o instrumento que mediu a radiação a qual foi submetida a nave espacial em que viajou o veículo robotizado de exploração marciana Curiosity. Este detector, o RAD (Radiation Assessment Detector), do Laboratório Científico de Marte, prossegue com as medições.

Os resultados obtidos revelam que a dose de radiação diária durante a jornada do Curiosity entre a Terra e Marte, que demorou 8,5 meses, foi de 1,8 milisieverts (unidade de medida de radiação). Isso seria equivalente à dose de radiação a que uma pessoa receberia se a cada cinco ou seis dias fizesse uma TAC (tomografia axial computorizada), em todo o corpo, ou seja, entre 4 e 19 milisieverts.

Segundo Zeitling, “a radiação no espaço, em termos gerais, não é tão intensa que possa provocar uma doença imediata ou a morte. Se o fosse, ninguém consideraria missões como esta”.

Deste modo, as pessoas podem sobreviver durante três anos no espaço, ainda que existam dúvidas sobre qual o seu estado de saúde no fim da viagem. A NASA estabelece limites para a carreira de um astronauta baseando-se no incremento de três por cento de probabilidades de desenvolver câncer....

Nota do autor: como professor de Física Radiológica ou das Radiações, escolhi como tema de pergunta de prova, uma simples análise comparativa entre doses de radiação de mamografias, de Fukushima no Japão (alvo de intenso vazamento de radiação após ter sofrido grande maremoto em 2011) e... o caso de uma missão tripulada ao planeta Vermelho.

Só para se ter uma idéia, a central nuclear de Fukushima após o tsunami chegou a emitir 400 milisieverts por hora! Uma exposição a dez mil milisieverts (mSv) – o equivalente a 100 mil radiografias de peito, provocaria a morte de uma pessoa em menos de um mês. Tendo conhecimento que uma mamografia irradia 0,4 milisieverts, então, 400 milisieverts, equivalem a 1000 mamografias!

Diante dessas medidas, fica claro que uma viagem a Marte é mais segura em termos de doses de radiação do que em Fukushima...

Na verdade, durante a viagem a Marte, a nave tripulada estará exposta a dois tipos de radiação: os raios cósmicos galáticos e as partículas de alta energia do Sol. Estas últimas produzem-se de forma esporádica, durante as erupções e as ejeções de massa coronal, acontecendo com maior intensidade a cada 11 anos do ciclo solar, pico que está para ser atingido este ano.

Mas esta radiação constituiu apenas 5,4 por cento do total recebido pelo Curiosity. A maior parte mesmo provém dos raios cósmicos galáticos que são contínuos e mais penetrantes.

Imagem anexa: concepção artística do robô Curiosity.

Fonte: NASA

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating