Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Curtas 9: Inverno começa muito úmido no litoral paulista!

Notícia enviada em 27/06/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Não se define estação seca no litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira, conforme tenho atentado em reportes anteriores, uma vez que o inverno é a estação seca em outras regiões, especialmente as interioranas.

Mas, o que de fato existe é uma estação menos úmida e chuvosa na Baixada Santista, região metropolitana situada no litoral centro-sul de S. Paulo (exceto, quando o evento La Niña está presente por aqui, caso de 2009, quando o índice de chuvas ficou em pouco mais de 230 milímetros por metro quadrado na minha estação em Santos.). Mesmo, assim, o índice pluviométrico e a umidade relativa média do ar nesta região tem sido muito alto desde o início desta primeira semana do inverno de 2013.

A umidade relativa média medida pelo sensor higrométrico da minha estação em Santos, é de 80% (nos horários de chuvas, chega a quase 98%!!!, portanto, próximo da saturação).

De acordo com pesquisas recentes difundidas pela Fapesp, entidade paulista financiadora de projetos acadêmicos, com a neutralidade tanto dos eventos el Niño quanto o La Niña, (fenômenos associados ao Oceano Pacífico), o Oceano Atlântico parece estar mais atuante quanto às influências do clima especialmente na Região Sudeste do Brasil.

Por ora, este início de inverno ainda não exibiu fortes massas de ar seco polar, daquelas que derrubam mesmo a temperatura, mas que como o nome diz, trazem tempo firme e seco para o Sudeste. O que se tem verificado até agora, é a atuação de sistema frontais de passagem oceânica, que trazem mais aporte de ar úmido e chuvas do que frio mesmo....

Saliento, que o vapor de água presente no ar ajuda a reter calor. Assim verificamos que, em lugares mais secos, ao contrário do litoral, há menor retenção de calor na atmosfera e a diferença entre temperatura máxima e mínima é maior. Simplificando, podemos dizer que nesses locais pode fazer muito calor durante o dia, graças ao Sol, mas frio à noite como, por exemplo, no interior do continente, nos desertos e na caatinga do setão nordestino.

Enquanto, ar muito seco traz problemas respiratórios, ar muito úmido pode fazer a sensação de frio aumentar no inverno, além de permitir maior proliferação de ácaros e fungos, por isso, é essencial nestes dias úmidos, arejar bem as dependências das casas e apartamentos...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina