Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Depressão sazonal no Brasil???

Notícia enviada em 07/08/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Nos meses de inverno, especialmente nos países das médias e altas latitudes tanto do hemisfério norte (Europa, Estados Unidos e outros), quanto do hemisfério sul (Argentina, Uruguai, Chile) e mais particularmente nos países cujos invernos são úmidos (muitos dias nublados e/ou chuvosos), a depressão sazonal pode ocorrer. Trata-se de uma situação desconfortável do ponto da Climatologia comportamental, onde algumas pessoas acabam quase se confinando as suas casas, devido à grande duração das noites e a boa redução da duração dos dias, isso aliado ao tempo nublado ou encoberto, à chuva fina quase constante por dias, à velocidade dos ventos dando a sensação de temperatura mais baixa e mesmo o fator elevado do índice de umidade relativa, que embora não seja incluído nas fórmulas de cálculo do conforto térmico do inverno, ela cria juntamente com os outros fatores, um tipo de clima opressivo, assim como tal ocorre nos climas quentes de regiões úmidas, como a Amazônia e o litoral da região sudeste, no verão...

Em Santos e região, ainda tendo clima tropical de transição, de segunda-feira (02/08) até hoje (07/08), mesmo com ligeiros períodos de melhoria, o índice pluviométrico bateu até o momento desta madrugada do dia 07 de agosto (03:27), nos 140 milímetros, ou seja, mais da metade do índice de julho deste ano (207 milímetros, que já foi bastante elevado) e olhem que agosto apenas começou...Esses dados foram coletados pelo pluviômetro da minha estação do Bairro Vila Belmiro, Santos.

Então, essa chuva excessiva e quase contínua, aliada por vezes com rajadas de sudeste que advectavam muita umidade marinha, criaram um tipo de clima desconfortável, sobretudo aos santistas, cidadãos pouco acostumados a situações de frio prolongado, embora a mínima das mínimas desta semana não tenha sido tão baixa relativamente falando: 15,7ºC na madrugada do dia 05/08... Por outro lado, devido ao tempo encoberto e chuvoso, a menor máxima de agosto e deste ano, ficaram em apenas 18,5ºC no dia 04/08 (quarta-feira). Somente ontem, dia 06/08, com a melhoria nas condições do tempo, devido ao enfraquecimento da frente fria na região (avançando mais um pouco rumo ao litoral fluminense), é que a máxima atingiu 21,2ºC em Santos. Mas, nesta quinta-feira formou-se um ciclone extratropical ao largo da costa paulista, que pode trazer de novo tempo encoberto para Santos e região, hoje, sábado, 07/08, devendo finalmente o tempo melhorar a partir de domingo, quando esse ciclone estiver bem afastado da costa!

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Há pessoas que não levam em conta a realidade, mas em compensação a realidade também não as leva em conta" - Karl Marx