Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Desmistificando as marés!!!

Notícia enviada em 25/08/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Basicamente, sabemos que o fenômeno das marés está intimamente associado à atração que nosso satélite natural, a Lua exerce sobre nosso planeta. O Sol, que é o ",astro-rei",, também, embora com menor intensidade, participa desse belo fenômeno natural em nossas praias. Afora isso, contamos atualmente com maior quantidade de tempestades e fortes ventos na costa entre as regiões sul e sudeste, provocados por ciclones extratropicais, potencializados pelas mudanças climáticas globais e a ação desenfreada de construções muito próximas ao mar,que não respeitam o limite entre 50 metros e 200 metros do mar... Sendo assim, algumas praias de Santa Catarina e do Rio de Janeiro já sofrem o problema do avanço do nível do mar, muito bem colocado por site Apolo 11. E ",a coisa", não é muito diferente na Baixada Santista, especialmente na Ponta da Praia em Santos...

Nesse sentido, muitos devem se recordar da última ressaca no dia 15 de agosto... Foi aventada a possibilidade de a dragagem do estuário de Santos ter sido uma causa relevante para a ocorrência das marés e altas ondas cujo pico foi nesse dia 15 na orla de Santos, com matéria publicada por certo jornal impresso no dia 19, colocando muito bem possíveis causas para o fenômeno.

Até posso aceitar a hipótese de a dragagem que deixa o leito do estuário mais adequado à navegação de embarcações de grande porte, estar por trás, entre outros fatores, da ",erosão", da faixa de areia da Ponta da Praia e assoreamento, por outro lado, das faixas de areia e respectivos canais 2 e 3.

Mas, o que não posso aceitar é outra colocação feita na mesma matéria, de que as marés mais altas terem sido de SIGÍZIA, o que potencializaria sob esta visão a altura das marés e das ondas, porém, faço questão de ressaltar que marés de SIGÍZIA, só ocorrem quando a ação conjunta das forças gravitacionais da Lua e do Sol estão na sua máxima intensidade, o que só pode acontecer quando Terra, Lua e Sol estão alinhados, ou seja nos períodos de Lua Nova ou Cheia e nenhuma dessas duas fases lunares sequer existia no último dia 15 de agosto - inclusive estávamos nesse mesmo dia com a Lua se aproximando da fase crescente, cujo ponto máximo viria a ocorrer no dia seguinte (16 de agosto) ao do evento....

Portanto, sou enfático em afirmar que não houve nenhuma chance de que marés de SIGÍZIA, tenham sido uma das causas da agitação marítima no dia 15 deste mês de agosto em Santos!

Rodolfo Bonafim

Professor especialista em Astronomia da ONG Amigos da Água (www.amigosdaagua.org.br)

E-mail: rjbona2008@gmail.com

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina