Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Detalhes íntimos do clima santista

Notícia enviada em 29/04/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Santos é a capital de sua região metropolitana da Costa da Mata Atlântica, mais conhecida como Baixada Santista, situada no litoral centro-sul de São Paulo.

Das nove cidades da região, Santos é sem dúvidas uma das mais quentes, úmidas e abafadas, dado que na sua parte insular a qual abriga a quase totalidade do perímetro urbano, a área é de apenas 39,4 Km2. Já área continental conta com 271 Km2, ou seja, quase sete vez maior que a área insular.

Neste ambiente apertado, a densidade demográfica (número de habitantes por quilômetro quadrado) é elevada: cerca de 10634 habitantes por quilômetro quadrado.

Acrescente-se a este fato, a imensa frota de automóveis liberando massivos poluentes.

A brisa marinha que já é precária ou intermitente, fica mais bloqueada, devido a que como não há como expandir-se mais no território da ilha, mais e mais edifícios residenciais, não raros de contar com aproximadamente 40 andares, são erigidos em Santos, piorando ainda mais a circulação de ventos, principalmente no verão...Fora, o alto grau de impermeabilização do solo da cidade, que faz haver apenas resquícios de vegetação nativa, sobretudo nos morros que cortam a cidade!

Por falar em ventos, um vira popular na linguagem popular... o vento noroeste, que é atraído para nossa região por uma área de baixa pressão, geralmente antecedendo frentes frias. Este vento ao transpor o desnível abrupto da Serra do Mar, ele que já era aquecido, fica bem mais quente, devido a um processo físico de nome ",compressão adiabática",, aumentando as temperaturas máximas para a casa dos 34ºC, inclusive no inverno...

A umidade do ar dita as regras do clima em Santos e região...

O clima santista pode de acordo com as normas da Geografia Física, como Tropical Superúmido ou de Transição, já que Santos e região localizam-se praticamente sobre o Trópico de Capricórnio, pois abaixo deste, o Clima Subtropical tem lugar.

Entretanto, uma outra classificação poderia ser feita de acordo com o quesito umidade relativa do ar, que na média, é elevada em Santos e região. O clima santista poderia ser simplesmente definido como Clima Marítimo Superúmido. Praticamente, quem dita as regras climáticas cotidianas em Santos, é a umidade do ar, por meio do mar...

No verão, é justamente o alto índice de umidade relativa do ar combinado com as elevadas temperaturas que fazem com que o clima da cidade no verão, seja de altíssima sensação térmica, podendo atingir a casa dos 46ºC, caso deste tórrido verão 2013/2014, quando a sudorese e a irritação é muito grande por parte de muitas pessoas, incluindo aquelas que tem alergias e desenvolvem urticárias e assaduras....

Por outro lado, a sensação térmica nos dias frios é combinação da velocidade do vento com a temperatura real do ar, mas somente a partir de 20ºC para menos. Mas, a umidade relativa do ar alta em dias frios, mesmo sob condição de ventos fracos, pode aumentar a sensação de frio, caso de anteontem à noite, domingo, 27 de abril de 2014, quando por volta das 23:00 tínhamos em Santos, temperatura de 21,4ºC, com umidade relativa de 75%. Já, ontem, segunda-feira, dia 28 de abril de 2014, no mesmo horário (23 horas), a temperatura foi de 20,3ºC, com umidade relativa de 44% apenas... Em qual das situações teve-se maior sensação de frio? Resposta: no domingo, pois embora a temperatura fosse de um grau praticamente mais alta em relação à segunda-feira, a umidade relativa foi consideravelmente maior. Conclusão: suporta-se com mais conforto climatológico dias com ar seco, tanto no verão quanto no inverno, do que com ar úmido!!

Mas, Santos tem suas compensações climatológicas

Em contrapartida, quando no inverno principalmente, em fins de julho e meados de agosto, o ar fica muito mais ressecado, dando início à estação seca na capital paulista e interior e as pessoas nessas regiões se queixam dos males respiratórios do ar seco e da poluição incrementada, em Santos, as temperaturas nessa época são amenas e o ar... úmido, que nesse caso é muito bem-vindo. Em Santos e região não se define estação seca e sim uma estação onde chove menos e só... O Entrechoque (encontro de uma massa de ar úmida e fria do mar com uma massa de ar continental seca e aquecida), fenômeno típico da metade final do inverno na Baixada Santista, causa densos nevoeiros e até por vezes, garoa, enquanto, no alto da Serra do Mar, n a capital e arredores, o tempo é ensolarado, muito seco e quente!!!

As poucas regiões da Região Metropolitana da capital paulista que se assemelham ao clima ameno litorâneo dessa época do ano, são aquelas do extremo sul da zona sul da capital paulista, longe das ilhas de calor dos bairros centrais, como o Distrito de Parelheiros, encravado na Mata Atlântica, bem como regiões da cidade de São Bernardo do Campo - o Riacho Grande!

Imagem anexa: área urbana densamente ocupada e área continental em comparação do município de Santos

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa. Na guerra só podemos morrer uma vez - na política várias" - Winston Churchill