Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Dia Mundial da Água e a disputa pelo Rio Paraíba do Sul

Notícia enviada em 22/03/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
AMIGOS DA ÁGUA JÁ HAVIA ALERTADO HÁ 14 ANOS SOBRE A ESCASSEZ DE ÁGUA NA REGIÃO SUDESTE. DE FATO, HOUVE UM PEQUENO RACIONAMENTO EM 2002/2003, MAS POR CONTA DE INVERNOS MUITO SECOS. E DESTA VEZ EM 2014, POR CONTA DE UM VERÃO SECO ANÔMALO! POR OUTRO LADO, AMIGOS DA ÁGUA TAMBÉM ALERTOU PARA AS GUERRAS E DISPUTAS PELA ÁGUA E OLHEM SÓ: GOVERNOS DE SÃO PAULO E RIO DISPUTAM ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL!

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é portanto, destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este é que o mais importante bem natural.

Aliás, a mesma água que os dinossauros beberam há cerca de dezenas e até centenas de milhares de anos, que Napoleão bebeu, que os portugueses beberam no tempo do descobrimento do Brasil, que Albert Einstein bebeu, que Zumbi dos Palmares bebeu, etc, etc, etc, é a mesma que bebemos hoje. Enmtão, a água é um recurso pratica e totalmente reciclável. Mas, ainda assim, inúmeros alertas têm sido emitidos por várias instituições ambientalistas, incluindo a ONG Amigos da Água, há 14 anos atrás, que essa preciosidade para a vida está escasseando no planeta. Por quê? Para onde foi ou está indo esta água ",virtualmente perdida",? Bem, excetuando o cenário dramático vivido por diversos países da África e do Oriente Médio há séculos quanto aos recursos hídricos, no Brasil, apesar de contar com muitos rios, afluentes e bacias hidrográficas, há uma péssima distribuição de água. Na Amazônia, que tem imensa quantidade de água doce, a demanda é relativamente pequena, em oposição à Região Sudeste, que concentra a maior parte da população brasileira... Muitas pessoas acreditam que o problema da escassez da água não deve ocorrer no país, pois basta abrir a torneira e a água jorra... Em resposta a esse pensamento equivocado, lembremos quanta água está sendo desperdiçada por problemas de contaminação e poluição....

Água, por outro lado, deve ser pensada não somente como um recurso de beber, mas também de equilíbrio do organismo humano quanto à higiene pessoal, por exemplo. A ONG Amigos da Água, acredita que um organismo saudável, adequadamente hidratado, tem melhor resposta para estar consciente a fim de preservar a água e o meio ambiente em geral. Por isso, confeccionamos diversos materiais lúdicos de conscientização para serem usados em palestras, workshops, exposições, etc. Um dos materiais de maior destaque é o rim humano, o nosso filtro natural, que excreta as toxinas de nosso corpo e que portanto, (os rins), devem estar bem hidratados. Outro quesito importante para a saúde, é o tipo de água que se bebe. Alerta-se em caso de se ingerir água de garrafão, que se observe o local de armazenagem do mesmo, bem como, sua validade. Quanto às águas minerais, deve-se preferir aquelas que tem potencial hidrogeniônico (ph) entre 6 e 8 (oito), portanto com pouca acidez e pouca alcalinidade com baixos teores de sódio... Estes dados estão rotulados nas garrafas das águas minerais e portanto, estão de fácil acesso a qualquer pessoa.

Por fim, tudo aquilo que a água de boa qualidade que só proporciona saúde e bem estar às pessoas, deve ser exaltado e difundido a todos, pois todos os seres humanos sem distinção de raça, nível social, profissional, de opção sexual, etc, precisam da água e em suma, toda forma de vida neste planeta! Além do Dia Mundial da Água, foi instituída também a ",Década Mundial da Água, que iniciou em 2005 e que vai terminar já daqui um ano em 2015. Fica agora, levantada uma grande questão? Que avanços relevantes foram conquistados desde 2005 até 2014, em prol da preservação do bem natural mais precioso aos seres vivos?

Foto anexa: Amigos da Água em ação (",palestra-show",) no Banco do Brasil

Rodolfo Bonafim

Diretor científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Geologia ambiental e Astronomia)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle