Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Dois sistemas de baixa pressão podem causar muita chuva, raios e ventos fortes

Notícia enviada em 07/09/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
ESTAÇÃO AMIGOS DA ÁGUA INFORMA:

ATMOSFERA BAROCLÍNICA, EXTREMAMENTE INSTÁVEL - DESDE O TOPO NOS NÍVEIS MAIS ALTOS ATÉ A BASE, OU SEJA, ONDE ESTAMOS, COM CHUVAS ESPARSAS, CHUVISCOS E PANCADAS ACOMPANHADAS POR DESCARGAS ELÉTRICAS, POR VEZES INTENSAS. ATÉ NORMAL, PARA ESTA ÉPOCA, QUE JÁ CARACTERIZA A TRANSIÇÃO DO INVERNO PARA A PRIMAVERA. ESTAMOS ",COZIDOS E FRITOS",, POIS FICAMOS NA LINHA DE FOGO CRUZADO ENTRE UMA EXTENSA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO NO SUDOESTE DO INTERIOR DO CONTINENTE (NOROESTE ARGENTINO), A BNOA, SIGLA PARA BAIXA DO NOROESTE ARGENTINO) QUE ESTÁ SE EXPANDINDO (ÁREA DE BAIXA PRESSÃO ATIVA NESTA ÉPOCA) E OUTRA QUE SE FORMA NO ATLÂNTICO SUL E QUE TRAFEGARÁ ATÉ A REGIÃO SUDESTE, NA RETAGUARDA DE UMA NOVA FRENTE FRIA, A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 08 DE SETEMBRO. A CONJUNÇÃO DESTAS INSTABILIDADES INTERIORANAS E MARÍTIMAS AO ENCONTRAR UMA ATMOSFERA EXTREMAMENTE ESTÁVEL E SECA ESPECIALMENTE NO NORTE DE S.P. E REGIÃO CENTRO-OESTE DO PAÍS, PODERÁ CAUSAR MICROBUSTS, EXPLOSÕES NA ATMOSFERA, DETERMINANDO PANCADAS FORTES COM RAIOS E VENTOS POR VEZES COM FORTES RAJADAS EM VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO PAULISTA! NA COSTA DA MATA ATLÂNTICA (DESIGNAÇÃO OFICIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA), O RISCO DE GRANIZO É MENOR, MAS NÃO SE DESCARTA O RISCO DE CHUVA VOLUMOSA, QUE PODE CAUSAR TRANSTORNOS URBANOS E RAJADAS DE VENTOS, ALÉM DE TROVOADAS.... EM ANEXO, ALGUMAS FOTOS DO TOPO DO MORRO DO MALUF NO GUARUJÁ, DIA 05 DE SETEMBRO, SÁBADO PASSADO, MOSTRANDO UM POUCO COMO DE FATO, A ATMOSFERA ESTÁ TURBULENTA, JÁ HÁ ALGUNS DIAS.....LÁ OS VENTOS ATINGIRAM À TARDE, RAJADAS DE 40 KM/H DOS QUADRANTES SUL E SUDESTE!

NOTA: SALIENTO QUE AS CHUVAS VOLUMOSAS PREVISTAS PARA ESSA SEMANA QUE PODERÃO TRAZER ALÍVIO DO STRESS HÍDRICO ESPECIALMENTE NA CAPITAL, ARREDORES E CIRCUITO DAS ÁGUAS, SÃO AS MESMAS QUE PODEM CAUSAR TRANSTORNOS URBANOS..... EQUILÍBRIO MUITO DIFÍCIL!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental (observando e monitorando o clima de Santos e região diretamente e indiretamente o clima da cidade de São Paulo e arredores)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias















  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron