Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Elevada sensação térmica em Santos!

Notícia enviada em 01/02/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Conforme meu reporte anterior, onde comento sobre um início de fevereiro muito instável e de temperaturas amenas (a exemplo de janeiro passado), apesar da cobertura de nuvens e poucos períodos de Sol (por vezes, somente insolação indireta ou mormaço), este primeiro dia de fevereiro marcou máxima de 31,2ºC por volta 11:20 em Santos. Naquele momento, a umidade relativa bateu nos 61%, o que conferiu um índice de calor (sensação térmica) de 35,3ºC!

E às 14:10, a temperatura baixou para os 30,2ºC, porém, com a nebulosidade aumentando, a umidade relativa subiu para 70%, o que praticamente manteve a sensação térmica no mesmo nível registrado às 11:20, que foi de 35,3ºC, valor já citado!

Muitas pessoas estão se queixando de irritabilidade e ocorrência de forte sudorese, o que caracteriza, apesar da temperatura máxima não muito elevada, porém, com índice de umidade relativa alta, condições de calor opressivo!

Quando está quente, o corpo humano possui vários mecanismos para arrefecer o aquecimento corporal. O mais importante deles é a evaporação, devido ao ato de suar ou transpirar. Além deste mecanismo, temos a irradiação ou radiação e a condução (pelo contato com substâncias mais frias, como o ar, por exemplo). Mas a perda de calor por irradiação e a condução só são possíveis ao corpo humano quando a temperatura do ar é menor do que a temperatura da pele, que é metabolicamente regulada em torno 33°C. Portanto, acima de 33°C de temperatura ambiente, a evaporação do suor é a única forma de perda de calor capaz de garantir a regulação em 33°C da temperatura da pele que, por sua vez, permite a regulação da temperatura interna do corpo de cerca de 36°C. A água expelida pelo corpo, ao evaporar, carrega consigo parte dessa energia, que é o calor, o que diminui o aquecimento.

Porém, o ar tem uma quantidade máxima de vapor que ele pode receber, por isso a umidade relativa do ar é medida em níveis de porcentagem. Ou seja, com uma umidade relativa de 30%, por exemplo, o ar estará com pouco vapor dissolvido e com capacidade de mais umidade. Mas se estiver muito alta, por exemplo 70%, o suor não terá muito efeito, pois ele não vai evaporar, mantendo o calor na pele.

Mais informações sobre sensação de calor e impacto social, veja meu reporte em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Clima_e_vida&posic=dat_20130118-165954.inc

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle