Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Em 19 dias de chuva, PB registra 25 mortos e 11.860 desalojados.

Notícia enviada em 16/04/2008
por Deyverson B. da Silva - João Pessoa/PB
O relatório divulgado ontem pela Secretaria de Infra-Estrutura do Estado revelou que as fortes chuvas que caem sobre a Paraíba provocaram 25 mortes e deixaram 11.860 pessoas desalojadas e 3.372 desabrigados. Ao todo, 18.496 paraibanos foram afetados pelas chuvas do dia 20 de março até ontem.

Das 25 mortes, seis aconteceram em Itabaiana, quando um grupo de jovens foi arrastado pela força das águas do Rio Paraíba, no último dia 29 de março. Boqueirão registrou quatro mortos devido às chuvas que caem no município. Olho D’água, Santa Rita e São José de Piranhas contabilizaram dois mortos em cada uma dessas cidades. Enquanto Brejo do Cruz, Cabaceiras, Desterro, Juru, Nova Olinda, Patos, Pombal, São Mamede e Soledade tiveram um habitante morto em decorrência das precipitações sobre essas nove cidades.

O relatório traz outro dado alarmante. As chuvas deixaram 11.860 pessoas desalojadas em 30 cidades paraibanas, ou seja, a população que foi obrigada a sair da própria casa para residência de parentes ou amigos por conta das chuvas ou enchentes de rios. A situação em Sousa é preocupante, pois possui 2.385 desalojados e em São João do Rio do Peixe são 2.500 pessoas que abandonaram as casas. O número da população desabrigada, que está residindo provisoriamente em prédios públicos, chega a 3.372 em 16 municípios. A maior parte dos desabrigados são moradores de São Bento (694) e Sousa (960).

De acordo com o secretário Executivo de Infra-Estrutura da Paraíba, Guaray Martins, os dados do relatório podem sofrer mudanças nos próximos dias. “Esse relatório pode ser alterado. Alguns números podem ser diminuídos e outros acrescentados no decorrer da semana. Estamos dando assistência médica e disponibilizando recursos para compra de colchões, cestas básicas e recuperação de estradas”, declarou o secretário. O governo do Estado vai disponibilizar R$ 2,9 milhões para socorrer as vítimas das chuvas.

A quantidade de casas danificadas pelas chuvas ou enchentes somam 939. Sousa possui 220 residências comprometidas na parte de infra-estrutura e São Bento tem 20 casas danificadas pelas águas. O número de residências destruídas atinge 210. Os trechos de estradas precárias são 29 e seis estão interditadas para veículos.

O secretário executivo afirmou ainda que o relatório será utilizado para o governo do Estado montar estratégias que reduzam os danos causados pelas chuvas que já duram 18 dias nas cidades do interior. “Esse documento servirá para termos um conhecimento geral das coisas que estão acontecendo na Paraíba. Os números vão nos ajudar a tomar as decisões necessárias para socorrer a população afetada”, disse Guaray Martins.

O governo do Estado montou uma força-tarefa formada por vários órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiros e profissionais de Saúde. Guaray Martins declarou que a Defesa Civil continua em prontidão para atender os casos de urgência no interior paraibano.

Deyverson B. da Silva enviou 4 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Ninguém promete tanto quanto quem não pretende cumprir" - Francisco de Quevedo