Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Fevereiro de 2013 confirma estatísticas!

Notícia enviada em 05/03/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Pode-se apregoar razões de mudanças climáticas, muitas das vezes, quando o tema é por exemplo, ",agosto deste ano está mais quente que em anos anteriores, março está mais chuvoso, etc, etc, etc...", No entanto, fevereiro é um mês que parece ",resistir bravamente", às mudanças do clima...

Estatisticamente, fevereiro é u mês quente, ao contrário de janeiro, que sofre muito os efeitos de zonas de convergência de umidade - não é nada raro, ter em janeiro, dias a fio com temperaturas amenas na média dos 26ºC de máximas, no litoral paulista, por exemplo...

Neste ano, especificamente, fevereiro primou por médias térmicas altas, no entanto, sem picos rondando a casa dos 40ºC, como aconteceu extraordinariamente em dezembro de 2012, em Santos (minha estação), dia 25 de dezembro, registrando-se 40,1ºC (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Santos_401C__um_Natal_torridoR&posic=dat_20121225-132559.inc).

Fevereiro de 2013, teve máxima de 38,2ºC e sensação de 42,3ºC (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Maxima_de_38C_mas_sensacao_de_423C_em_Santos&posic=dat_20130213-001317.inc).

Aliás, no quesito sensação térmica (índice de calor), função da temperaturta real do ar e da umidade relativa do ar, fevereiro não teve pico de sensação, como em 08 de dezembro (e aí, ainda na primavera), que contou com máxima de 37,1ºC, mas a combinação desta temperatura com 55% de umidade relativa do ar, elevou a sensação para 49ºC!!!

Por outro lado, fevereiro apesar de não apresentar pico de sensação (assim como de temperatura real do ar), na média, foi o mês mais quente quanto à sensação térmica devido à regularidade desse item...

Por fim, com relação à pluviosidade, tivemos em fevereiro em Santos (dia 22/02), 46 milímetros, em apenas uma hora e meia. Mas, apesar do ápice de intensidade ter sido entre as 16 horas e as 17:30, a chuva prosseguiu com breves intervalos de melhoria, pela noite de sexta e madrugada de sábado, dia 23, elevando a coleta de água subir para espantosos 82 milímetros! O acumulado deste mês, antes desse temporal, era de 89 milímetros, de certa forma baixo para este mês, cuja média gira em torno dos 240 milímetros. Nessa ocasião, contabilizou-se 171 milímetros.

Poucos dias depois, no dia 26, outro temporal, acumulou na minha estação desde as 03 horas da tarde desse dia até meia-noite, o volume expressivo de 57 milímetros, fechando as ",as águas de fevereiro de 2013",, com volume de 228 milímetros, portanto dentro da média esperada....

Ressalto, que apesar deste mês de março ter se iniciado ",seco",, as chuvas mesmo que não sejam tão volumosas quanto as de fevereiro, poderão ainda assim, causar transtornos, pois o solo ainda está fragilizado pelas últimas chuvas, daí ser comum falar-se nas ",águas de março",!!

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Há pessoas que não levam em conta a realidade, mas em compensação a realidade também não as leva em conta" - Karl Marx