Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Fevereiro inicia-se com muita instabilidade no litoral paulista!!!

Notícia enviada em 01/02/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Janeiro findou-se deixando como lembranças, um início de 2013 com índice de chuvas não acima da normal, nem tampouco temperatura média abaixo da normal, porém, diante do calor intenso com máximas rondando a casa dos 38ºC por vários dias em dezembro de 2012, inclusive registrando máxima de 40,1ºC em Santos (dia 25, Natal), janeiro foi relativamente ameno! Lembrou, guardadas as devidas proporções (por conta da grande quantidade de dias nublados ou com pouco Sol ou ainda mormaço e chuvas), janeiro de 2005, este sim, um mês onde o evento climático de resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico (La Niña), ditou as condições favoráveis a muitas chuvas e temperaturas amenas. De fato, janeiro daquele ano, foi marcado por índice de chuvas acima da normal climatológica e temperatura média abaixo da normal, considerando que janeiro é um mês geralmente de muita nebulosidade, provocada pela formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), onde as frentes frias ficam estacionárias sobre a Região sudeste, alimentadas por um canal intenso de escoamento de umidade da Amazônia... Muitas pessoas ainda naquela época (início de 2005), me perguntaram que “verão era aquele”, pois mal dava para se aproveitar o Sol nas praias da região da Baixada Santista!

Já, o mês de fevereiro caracteriza-se por ser em média, mais e mais quente do que janeiro, mas por enquanto, seu início neste 2013, será marcado por muita instabilidade, pois já está prognosticado para segunda-feira próxima (dia 04), a “instalação” de mais uma ZCAS, que deverá predominar praticamente na semana próxima inteira, com chuvas e pouca insolação, inclusive com predomínio de temperaturas amenas, na faixa entre os 24ºC e 26ºC de máxima em Santos, devido à forte cobertura de nuvens baixas. Alerto para a probabilidade de chuvas localmente fortes e volumosas!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A história é uma galeria de quadros onde há poucos originais e muitas cópias" - Tocqueville