Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Final de Agosto de 2017 ensolarado na Grande SP e na Baixada Santista

Notícia enviada em 29/08/2017
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
TEMPO ENSOLARADO, MAS A CHUVA FOI O QUE MAIS MARCOU AGOSTO ATUAL. Padrão climático de agosto/2017 é bem diverso do padrão de julho passado. A 1ª quinzena do mês atual foi marcada por instabilidades, incursões de ar frio e... chuva, bem ao contrário de julho que foi seco (29 dias sem chuva). O índice pluviométrico de agosto até o momento é de 139 milímetros por metro quadrado, que é cerca de 56% a mais que a média em Santos. Dado da Estação Meteorológica da ONG Amigos da Água em Santos (V. Belmiro). No entanto, a partir do dia 24 em diante, dias ensolarados têm predominado na Baixada Santista e essas condições devem prosseguir até o final do mês. Motivo: intensa e extensa massa de ar seco de alta pressão, a qual impede o ingresso de sistemas frontais, embora as temperaturas máximas não passem da casa dos 26ºC em Santos (predominam máximas entre 23,5ºC e 24,5ºC), enquanto no interior de SP, máximas do atingem os 30ºC ou mais (dependendo da região), o que é típico para a época do ano no interior. No oeste do Paraná (Foz do Iguaçu), máximas atingem 33ºC e o mesmo acontece no norte do estado, em Umuarama, Toledo, Maringá e Londrina, além do que, o ar anda muito seco no interior destes estados (SP e Paraná)! No litoral paulista, nesta época, dominam ventos dos quadrantes leste e sudeste, que trazem umidade marinha, arrefecendo as temperaturas e oferecendo condições de umidade dentro da zona de conforto (entre 50% e 70%) e até mais durante as madrugadas.

A carta sinóptica do CPTEC/INPE, mostra a situação de bloqueio atmosférico no Sul e no Sudeste. Um sistema frontal se aproximará do litoral de SP até o meio da semana e se afastará para alto-mar logo em seguida, não alterando significativamente as condições de tempo vigentes, mas pelo menos aumentará a oferta de umidade para a região da capital e Grande SP, regiões que estão sofrendo com o ar seco, que acentua a poluição ambiental.

Rodolfo Bonafim enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates