Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frente fria já se afastou, mas deixa muita umidade no leste paulista!

Notícia enviada em 19/05/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O veranico voltou à cena na Baixada Santista no início desta semana, com máximas de 31,2ºC na segunda-feira (13/05/2013), 32,5ºC na terça-feira (14/05/2013) e de 34,5ºC na quarta-feira (15/05/2013), marcas registradas pelos sensores da minha estação em Santos. Inclusive, a marca de 34,5ºC, foi assim elevada pela combinação massa de ar seco aquecido e o aquecimento proporcionado pela aproximação de uma nova frente fria (aquecimento pré-frontal). Deixo claro, que este ar já originalmente aquecido oriundo do continente, fica mais aquecido ainda ao transpor a descida abrupta da Serra do Mar, por um fenômeno termodinâmico conhecido como compressão adiabática (grosso modo, semelhante ao enchimento de um pneu).

Mas, com a chegada da frente fria, o calor reinante foi afastado, dando espaço ao ar refrigerado e úmido, acabando também com a secura do ar destes dias de veranico, sendo que a umidade relativa mínima do dia 15, quarta-feira, atingiu apenas 25% em Santos, caracterizando estado de atenção.

Muitas pessoas especialmente aquelas com afecções respiratórios tais como rinite e asma, bem como crianças e idosos, queixaram-se das consequências do ar seco.

Agora, divulgo as máximas de quinta-feira (16/05), desde que a frente fria ingressou até hoje, domingo (19/05) em Santos.

Quinta-feira: 29,8ºC

Sexta-feira: apenas 20,5ºC (a menor máxima deste ano de 2013

Sábado: 23,1ºC

Domingo: 25,3ºC.

Por estes dados, observa-se a ligeira e progressiva ascenção das temperaturas máximas.

A frente fria ao contrário da anterior, que devido ao forte contraste térmico e de pressão, teve brusco e violento deslocamento, com ventos de rajadas de até 95 Km/h em alguns pontos da Baixada (Guarujá) e de 80 Km/h em Santos (minha estação), e portanto, se afastou do litoral paulista velozmente (ver meu reporte anterior sob o tema ",Frio mesmo somente nas madrugadas em Santos!", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Frio_mesmo_somente_nas_madrugadas_em_Santos!&posic=dat_20130511-040755.inc).

Como essa frente não portava grandes quantidades de umidade, permitiu a volta do Sol logo no mesmo dia de sua chegada, porém, a massa de ar polar na sua retaguarda era intensa e rebaixou a temperatura especialmente durante as noites e madrugadas da semana passada, especialmente na região sul do país e planaltos e serras do estado paulista, como a capital e a cidade de Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira. No entanto, em Santos, como atesta meu reporte anterior, o frio não foi tão intenso: a mínima mais baixa foi de 16,8ºC na quarta-feira (dia 08 de maio).

Já essa frente fria mais recente teve um deslocamento mais pela costa, portando elevada quantidade de umidade. Por este motivo, os dias desde sexta-feira passada (17/05), têm sido nublados na maior parte do período, com algum mormaço e temperaturas máximas amenas (foi registrada conforme relatei acima, a menor máxima deste ano no dia 17, foi de somente 20,5ºC, no entanto, as mínimas foram relativamente mais altas do que os dias de pós-frontal da frente fria anterior... Uma vez que havia muito mais umidade nas camadas atmosféricas, a nebulosidade baixa foi intensa, não permitindo máximas mais altas, porém as noites e madrugadas sob essa nebulosidade, não permitiu que as mínimas fossem baixas como na semana passada...

A massa de ar pós-frontal, desta vez, advectou muita umidade do oceano, porém já está em dissipação neste domingo, o que faria-se prognosticar tempo mais firme para o início desta semana... No entanto, não é o que vai se verificar, pois uma área de baixa pressão se aproxima, devendo manter este padrão de nebulosidade e máximas amenas, por pelo menos até a próxima quarta-feira (22/05)...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimanta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" - Cecília Meireles