Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frente fria subtropical passa quase despercebida

Notícia enviada em 13/11/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Conforme relatei no reporte de ontem: ",Primavera tórrida em Santos",, não havia gradiente (contraste) suficiente entre o litoral paulista e o sul amazônico (interior do continente) que justificasse a ocorrência de ventanias e/ou chuvas fortes...

E de fato, a onda frontal que ontem por essas horas ainda estava semi-bloqueada na altura do Paraná no oceano, tinha mesmo a característica subtropical, ou seja, quando fosse passar ou se deslocar rumo a nordeste (pela costa da Região Sudeste), não iria, como é comum no inverno, mudar radicalmente as condições do tempo.

Qual não ",deu outra",, pois atualmente, a onda frontal já está passando pelo litoral capixaba, levando nebulosidade à costa capixaba e fluminense também...Mas, na Baixada Santista, região que abrange desde o sul até o centro do litoral paulista (desde Peruíbe até Bertioga), a não ser pela redução na temperatura máxima que alcançou pouco mais de 38ºC em Santos, não houve chuva ou ventania. O risco de fortes ventos foi descartado já ontem à noite, quando o barômetro pulou da baixa pressão de 1002 milibares para 1013 milibares (nesta tarde de 13 de novembro, 1017 milibares). No entanto, como no caso de toda frente fria em geral, na sua vanguarda tem uma massa de ar de alta pressão (anticiclone migratório ou pós-frontal), que diferentemente do tempo de inverno, já está em transição rápida para ser uma massa de ar quente (adquirindo as características da massa de ar conhecida como Alta Subtropical Atlântica). No inverno essa transição é muito mais lenta, por isso, temos noites muito frias nessas condições nessa estação!!

Inclusive, os poucos mais de 40ºC registrados em várias estações da cidade do Rio de Janeiro, foram devido ao já início do estabelecimento da massa de ar tropical por conta da proximidade do verão, mais o aquecimento pré-frontal intenso. Hoje, na ",cidade maravilhosa",, os termômetros não passaram dos ",meros 30ºC",!!

Agora são 17:21, temperatura de 29,1ºC (máxima de 30,6ºC), ar muito seco (22% de umidade relativa), céu com ótima transparência e ventos por vezes moderados do quadrante sudoeste em Santos!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Arranja dinheiro antes de mais nada: a virtude virá depois" - Horácio (65 aC)