Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Friagem: Temperatura cai em todo o Estado de Rondônia

Notícia enviada em 28/08/2007
por Daniel Panobianco - Vilhena/RO
Após uma misera possibilidade de chuva em solo rondoniense, o ar frio entrou com força sobre o Estado nesta madrugada. Ontem, a grande quantidade de nuvens fechou o tempo em Rondônia, com registro de chuva fraca e muito isolada apenas nos setores norte e oeste, áreas que sofrem com a longa estiagem. Nas regiões de Ji-Paraná, Cacoal, Costa Marques e Vilhena, nenhuma gota d’ água pra contar história nesse evento foi registrada. A temperatura que, ao contrário de todas as previsões, tanto dos centros de pesquisas locais, quanto dos de âmbito nacional, surpreenderam mais uma vez. A previsão do SIPAM, por exemplo, enfocava ontem uma máxima de 33°C para a cidade de Ji-Paraná, sendo que na realidade, a mesma não passou de 25°C. O CPTEC/INPE previu temperatura de 17°C em Vilhena nesta madrugada, mas às 6 horas, os termômetros marcavam 14°C.

A queda de temperatura ocorreu em todos os municípios rondonienses. Em Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná, a temperatura mínima foi de 16°C, segundo o SIVAM. Guajará-Mirim e Costa Marques registraram mínima de 15°C e em Porto Velho, o aeroporto governador Jorge Teixeira de Oliveira, às 6 horas enfocava temperatura de 20°C. Um menor valor foi registrado na estação automática do INMET na Embrapa, Zona Sul da cidade, com 18,7°C às 7 horas.

Os ventos fortes que vieram junto com a frente-fria trouxeram um sério problema para Rondônia. Os inúmeros focos de incêndios existentes ganham proporções enormes agora, como o foco registrado desde domingo no Parque Nacional dos Pacaás Novos, em São Miguel do Guaporé. Como não choveu na região, o vento de até 40 km/h e a vegetação totalmente seca fazem com que o fogo se alastre rapidamente.

O tempo deve permanecer nublado durante esta terça-feira, segundo dados do CPTEC/INPE. Entre quinta e sexta-feira, uma nova incursão de ar frio deve entrar no sul da Amazônia prometendo queda de temperatura. Desta vez, o ramo organizado de nuvens não chega por isso à queda de temperatura será notória apenas no período da noite, principalmente no oeste do Estado.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Ninguém promete tanto quanto quem não pretende cumprir" - Francisco de Quevedo