Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Friagem se confirma em Rondônia

Notícia enviada em 27/04/2007
por Daniel Panobianco - Ji Paraná/RO
Apesar de não ter sido uma queda significativa como em outros episódios de friagens na Amazônia, os termômetros caíram nas últimas 24 horas em Rondônia. Em Vilhena, a sensação de frio foi mais intensa devido aos ventos fortes.

Como anunciado há mais de uma semana, a primeira onda polar de 2007 chegou ao Brasil despencando as temperaturas em grande parte das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em Rondônia. Em menos de 24 horas, as temperaturas saltaram de 35°C para 25°C no Cone Sul do Estado, região Vilhena. Um expressivo declínio de 10°C, ocorrido mais precisamente em torno de 8 horas entre os extremos.

Junto à friagem vieram também os ventos fortes que chegaram logo ao amanhecer até as regiões de Ji-Paraná e Ariquemes, naturalmente as mais quentes de Rondônia. Em Ji-Paraná, as temperaturas caíram de 32°C às 15h30min (Hora Rondônia), de quinta-feira, 27, para 20°C pouco depois das 06 horas desta sexta-feira. As rajadas de ventos chegaram a 52 km/h na cidade aumentando a sensação friagem.

Em Vilhena, às 6 horas os termômetros marcaram 21°C, com sensação térmica de 14°C devido as fortes rajadas de ventos que, em alguns momentos alcançaram quase 60 km/h.

Neste momento, uma extensa faixa de nebulosidade atravessa o Estado desde a região de Vilhena até Ji-Paraná, onde ocorrem pancadas de chuva, com rajadas de ventos fortes em alguns pontos e declínio da temperatura.

O SGMA (Sistema de Informações Geográficas aplicado ao Meio Ambiente) do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) detectou ás 11h00min (UTC), 07h00min (Hora Rondônia), células de precipitação (chuvas) em: Pontos isolados dos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno (incluindo a zona urbana), Parecis (incluindo a zona urbana), Primavera de Rondônia (incluindo a zona urbana), São Felipe d’ Oeste (incluindo a zona urbana), Santa Luzia do Oeste (incluindo a zona urbana), Alto Alegre dos Parecis (incluindo a zona urbana), Alta Floresta d’ Oeste (incluindo a zona urbana), Rolim de Moura (incluindo a zona urbana), Novo Horizonte d’ Oeste (incluindo a zona urbana), Cacoal (incluindo a zona urbana), Ministro Andreazza (incluindo a zona urbana), Castanheiras (incluindo a zona urbana), Presidente Médici (incluindo a zona urbana), Ji-Paraná (incluindo a zona urbana), Alvorada d’ Oeste, Urupá (incluindo a zona urbana), São Miguel do Guaporé (incluindo a zona urbana), Seringueiras (incluindo a zona urbana), São Francisco do Guaporé (incluindo a zona urbana), Costa Marques (incluindo a zona urbana), Mirante da Serra (incluindo a zona urbana), Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim (incluindo a zona urbana), Nova Mamoré, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Buritis, Ariquemes e Porto Velho (distrito de Mutumparaná).

Agora, os principais coletores em Rondônia indicam os seguintes dados: Em Vilhena o céu permanece nublado com 21°C, em Ji-Paraná chove com moderada intensidade e 21°C. Guajará-Mirim tem pancadas de chuva com 25°C e em Porto Velho o céu está parcialmente nublado com 26°C.

A próxima madrugada promete ser mais fria no sul e oeste do Estado.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Nada contribui mais para a paz de espírito, como não ter opinião sobre coisa alguma" - Georg Lichtenberg