Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frio bate recorde em Rondônia

Notícia enviada em 09/05/2007
por Daniel Panobianco - Ji Paraná/RO
Os primeiros dados do inicio da manhã desta quarta-feira apontam para o dia mais frio do ano em Rondônia.

Quem mora na porção centro-sul de Rondônia teve que acordar hoje como há muito tempo não se fazia. De agasalho e preparado para as oscilações da temperatura no decorrer do dia. O frio chegou ontem por volta das 16 horas ao sul do Estado, onde Vilhena sentiu de imediato a mudança brusca nas temperaturas. Em menos de 3 horas, a mesma despencou de 31°C para 24°C, sempre acompanhada de fortes rajadas de ventos.

Logo mais foi a vez dos municípios da fronteira oeste, como Costa Marques e Guajará-Mirim, que além dos ventos fortes também registrou precipitação, segundo dados do aeroporto local. Em Guajará às 20 horas, a temperatura era de apenas 19°C.

Outras cidades das regiões de Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná sentiram a mudança no tempo por volta das 18 horas, quando o vento forte foi tocante. Em Ji-Paraná, às 18h30min foram registradas rajadas de ventos de 60 km/h, segundo monitoramento da plataforma do SIVAM.

Na capital Porto Velho quem esperava para o frio ainda na noite de ontem teve que dar graças à chuva que caiu em diversos bairros. Devido à atuação do ar quente tropical, nuvens carregadas se formaram levando chuva até por volta da meia-noite, onde os termômetros registraram 24°C, segundo dados do aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira.

As primeiras horas desta quarta-feira já são as mais frias do ano até agora nas regiões de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Guajará-Mirim. O destaque feito em rede nacional, onde o CPTEC/INPE previa recordes de frio para Vilhena se concretizou, onde a mínima às 07 horas foi de apenas 13°C, segundo dados do aeroporto local. Na Zona Leste da cidade, divisa com o Estado de Mato Grosso, a temperatura foi ainda menor, com registro de 12,4°C na estação da Embrapa/Soja. Devido aos ventos fortes e a cobertura de nuvens, a sensação térmica na cidade chegou a 08°C. Em registros do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), esse já é o mês de maio mais frio no sul de Rondônia desde 2000. Na ocasião, uma forte friagem baixou a mínima para 10°C em Vilhena.

O código de plotagem do aeroporto local confirma a menor mínima do ano na cidade.

Indicador de Localidade: SBVH

Data: 09 de Maio de 2007

Hora: 11:00 (UTC).

Temperatura: 13ºC

Vento (Norte Geográfico): Direção: 160º

Velocidade em KT(nós):12

Velocidade em km/h: 22,22

Condições Gerais do Tempo: Céu nublado.

Observação Meteorológica: 16012KT 3000 BR OVC006 13/12 Q1022=

O frio também foi tocante em Cacoal, que registrou mínima de 15°C, assim como em Rolim de Moura e Ji-Paraná. Em Guajará-Mirim fez 17°C e na capital, a mínima ficou na casa dos 22°C.

Na próxima madrugada, novos recordes devem ser quebrados no Estado. Os principais centros prevêem mais frio e desta vez, quem reside na capital também vai sentir o ar um pouquinho mais fresco que o normal. Em Vilhena a mínima pode chegar aos 12°C e até ficar abaixo desse valor. Os ventos continuam intensos gerando maior sensação de friagem.

Dados: CPTEC/INPE – INMET – SIVAM – Embrapa/Soja-Vilhena - SEDAM/Rolim de Moura - Aeroportos: Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Usamos as ideias apenas para justificar nossa maldade, e as palavras para esconder nossas idéias." - Voltaire