Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frio de 12°C e sensação térmica de 04°C em Rondônia

Notícia enviada em 31/05/2008
por Daniel Panobianco - Ji-Paraná/RO
A temperatura despencou em praticamente todo o Estado de Rondônia, assim como previa o CPTEC/INPE e INMET há mais de uma semana. Com a cobertura de nuvens baixas e ventos constantes e moderados soprando de Sudeste, a sensação foi de muito frio, principalmente no sul do Estado.

Na cidade de Vilhena, a temperatura ontem às 22 horas já era de apenas 12°C no aeroporto Brigadeiro Camarão. Pouco depois da meia-noite, um forte nevoeiro reduziu a visibilidade horizontal para apenas 500 metros na área, o que aumentou ainda mais o ar de friagem intensa.

Às 6h15min de hoje, a mínima absoluta chegou a marcar apenas 11,8°C, a menor temperatura desde o dia 10 de maio de 2006, quando a mínima na cidade chegou a 09,5°C.

Devido aos ventos constantes, entre 25 e 27 km/h, a sensação térmica nesse patamar foi de apenas 04°C. A sensação térmica é calculada com as variáveis de temperatura ambiente e velocidade do vento em metros por segundo, que depois é convertida em quilômetros por hora. 1 m/s equivale a aproximadamente 3,6 km/h.

Em Cacoal, o frio chegou a 12°C, assim como em Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Nestas duas cidades, o vento esteve mais fraco, mas a sensação foi de muito frio, cerca de 06°C entre as 5 e 6 horas.

Na região central do Estado o ar gelado trazido pela quarta friagem de 2008 mudou a rotina de todos. Em Presidente Médici, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, a mínima foi de apenas 12°C, com sensação de 08°C às 6 horas.

Entre Jaru e Ariquemes, regiões tradicionalmente muito quentes em Rondônia, a mínima oscilou entre 13°C e 14°C.

Na fronteira com a Bolívia, Costa Marques registrou mínima de 13°C, mas como os ventos sopraram com intensidade pela calha do rio Guaporé, a sensação foi de 09°C.

Em Guajará-Mirim, o frio nas primeiras horas foi de 14°C.

Até mesmo em Porto Velho, o ar polar conseguiu provocar influências, embora com bem menos intensidade que no interior. A mínima no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira foi de 17,5°C e na estação automática do INMET na Embrapa, Zona Sul, a mesma chegou a 17°C.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se tivéssemos de aturar dos outros tanto quanto nos permitimos a nós mesmos, a vida seria insuportável" - Georges Couteline