Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frio de 13°C no sul de Rondônia. Reflexo na nona friagem

Notícia enviada em 05/08/2007
por Daniel Panobianco - Vilhena/RO
As temperaturas mínimas caíram na madrugada desse domingo em todo o Estado de Rondônia, assim como havia sido previsto. A entrada de mais uma friagem, a nona desse ano, pela calha do rio Guaporé, produziu uma acentuada queda nos termômetros que saltaram em 36°C para 15°C em menos de 12 horas. Um frio sentido por muitos em várias cidades. No Cone Sul, o pulso frio entrou ainda na noite de sábado com intensificação gradativa dos ventos e ligeira queda nos termômetros.

Essa não foi uma queda brusca apenas na região de Vilhena, considerada a cidade mais fria de toda a Região Norte do Brasil, mas sim em regiões tradicionalmente quentes como Cacoal, Ji-Paraná e Guajará-Mirim.

Segundo dados do aeroporto Brigadeiro Camarão de Vilhena, a mínima às 06h45min chegou a 13°C na Cidade Clima. Temperaturas baixas também em toda a faixa oeste, que faz fronteira com a Bolívia. No posto fiscal Rolim Miguel do Guaporé, que fica ao sul do município de Alto Alegre dos Parecis, às margens do rio Guaporé, a temperatura mínima observada na plataforma do CTENERG (Fundo Setorial de Energia), pertencente a ELETRONORTE, foi de 14°C às 06 horas. Mesmo padrão de mínima registrado em Costa Marques, pela plataforma da SEDAM, com apenas 14,2°C. Em Cacoal, no centro-sul rondoniense, a mínima também baixou muito para os padrões amazônicos. As 06h30min os termômetros indicaram apenas 14,5°C, segundo dados do aeroporto local. Em Ji-Paraná, a temperatura saltou de 26°C a meia-noite para apenas 15°C às 06 horas. Uma queda de 11°C em apenas 6 horas de intervalo. O mesmo foi observado em Guajará-Mirim que registrou mínima de 16°C. Na capital, o aeroporto Governador Jorge Teixeira registrou mínima de 21°C, com pouco reflexo de friagem.

Para a próxima madrugada as mínimas permanecem amenas apenas no Cone Sul. No próximo final de semana, alguns modelos já sugerem tal possibilidade, ainda que quase remota, de um novo pulso frio continental no sul da Amazônia. Seria, portanto, a décima friagem do ano em Rondônia.

Dados: CPTEC/INPE – SEDAM – CTENERG

Daniel Panobianco enviou 86 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud