Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Frio na Baixada Santista e Vale do Paraíba. Tendência de ressaca!

Notícia enviada em 29/05/2011
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A atmofera da Terra é como se fosse um oceano ao invés de líquido, mas sim de ar, o que não deixe de ser um fluido.

E como tal comporta-se de certa forma, como um oceano de fato. Tanto é que existem ondas nos níveis mais altos, que seria o equivalente da superfície do oceano e nós estaríamos praticamente no fundo desse oceano de ar. Ondas são perturbações de um meio material, (no caso ondas mecânicas), que fazem o ar expandir-se e contrair-se, de modo semelhante ao som. Potanto, essas ondas transportam as frentes frias, cavados (área de baixa pressão), ciclones e anticiclones, basicamente.

Então, os metorologistas dividem a atmosfera e várias camadas, cada uma com valores distintos de pressão. Por exemplo, ao nível do mar, por haver uma coluna de ar mais densa, temos pressões mais altas, ao contrário dos níveis mais altos onde o ar é rarefeito e portanto, as pressões são baixas.

Sendo bem sintético, podemos dividir para fins de estudos de previsão do tempo, a atmosfera em nívdeis altos, médios, baixos e superfície. Ontem, sábado, dia 28 de mao tivemos entre os níveis médios e altos, a influência de uma extensa área de baixa pressão e vem níveis baixos e supefície, a atuação de um sistema frontal (frente fria mais ciclone extratropical). A ação conjunta destes sistemas trouxe muita instabilidade e chuvas isoladas, por vezes através de pancadas moderadas e fortes.

Já na madrugada deste domingo com o deslocamento do eixo do cavado (área de baixa pressão) e o afastamento para o mar do sistema frontal, a Baixada Santista, capital e Grande São Paulo e Vale do Paraíba, ficam sob a atuação de uma crista de alta pressão (anticlone polar pós-frontal) em níveis médios e baixos, determinando pelas suas características dinâmicas de massa de ar frio e seco, um domingo e começo de semana com céu com poucas nuvens, porém com temperaturas máximas baixas, entre apenas a casa dos 20ºC e 22ºC. As noites e madrugadas serão geladas, com mínimas entre a casa dos 13ºC e 15ºC na Baixada Santista, aproximadamente. Já no Vale do Paraíba, especialmente na Serra da Mantiqueira, onde se situa a bela e charmosa Campos do Jordão, as mínima rondarão a casa dos 2ºC, podendo ocorrer geada fraca...

Agora são 05:14, temperatura de apenas 15,6ºC no Guarujá (na minha base experimental entre as praias de Pitangueiras e Astúrias) e umidade relativa em 83%. Em Santos, na minha antiga base da Vila Belmiro, temos 16,3ºC, umidade relativa de 71% e pressão de 1017 milibares.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água (www.amigosdaagua.org.br)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês