Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Friozinho fora de época na Baixada Santista e capital paulista!

Notícia enviada em 14/11/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Ano passado (2009), novembro tórrido sob efeito do El Niño - este ano (2010), novembro relativamente ameno, sob efeito do La Niña!!!

Vejam:

Havia comentado em texto anterior, que este novembro não deverá ser tórrido como o novembro do ano passado, quando naquela ocasião, chuvas volumosas acima da normal climatológica assolaram a Baixada Santista e a capital paulista de junho a outubro devido ao evento La Niña, mas justamente cessaram em novembro, dando lugar a um novembro muito quente e seco, desta feita, devido ao evento El Niño. Bem, até tivemos neste ano de 2010, após o predomínio de tempo relativamente nebuloso e chuvoso (em outubro), desde o final de outubro até cerca de três dias atrás, temperaturas relativamente altas (máximas em alguns dias atingindo a casa dos 32ºC e mínimas na casa doa 22,5ºC a 23ºC, registros da minha estação da Vila Belmiro em Santos) em meio à instabilidades passageiras na forma de pancadas de chuvas e trovoadas, porém, com a chegada de nova frente fria à região na madrugada de 11 de novembro, quinta-feira, houve mudança radical no tempo, pois a massa de ar pós-frontal na retaguarda da frente, trouxe além da umidade habitual e consequente do ar e das pancadas de chuvas, chuvas fracas e chuviscos isolados, queda nas temperaturas, tanto máximas quanto mínimas, de certa forma acentuada e prolongada, considerando-se a época do ano, evidenciando que este mês não terá a média alta térmica como de novembro do ano passado... Motivos? Bem, um dos indícios desse ",friozinho",, pode ser a ocorrência em níveis mais elevados da atmosfera, de ventos mais intensos, associados ao Jato Subtropical (ventos de alta velocidade) que geralmente estaria nesta época do ano, com baixa intensidade, pois sua atuação ostensiva se realiza mesmo, nos meses de inverno .. Esse posicionamento e atuação maior neste mês por parte do Jato Subtropical, está associado ao evento La Ninã, (NESTE 2010), atuando na primavera e início do verão de 2011), que dificulta e retarda o aumento da temperatura superficial do oceano, razão pelas qual, o litoral paulista tem tido em média, tempo ameno desde o início desta primavera de 2010!!!!

Só para complementar, quando estamos próximos do verão, um outro sistema meteorológico entra em ação no complexidade do clima - a Alta da Bolívia, uma massa de ar de alta pressão, que carrega a umidade da Amazônia e que associada ao calor, ",desce", até a região sudeste no verão e provoca muita chuva e tempestades elétricas. É este sistema, que causa as famosas tempestades de verão, que por vezes pode ser a ",trovoadinha", do final da tarde, após um dia muito de muito calor e que não acarreta maiores efeitos, até as tormentas de chuvas torrenciais, que dispensam falar dos transtornos ue todos nós sabemos que causam, principalmente aos grandes centros urbanos, que as intensificam devido ao elavado grau de urbanização, por sua vez, causado pelas ",ilhas de calor",...

Mas, este final de ano, a Amazônia sofre com seca rigorosa, ao contrário do ano passado (2009), quando os rios Negro e Solimões tiveram suas cheias mais altas desde a década de 1940. Então, como ficará a atuação da Alta da Bolívia no estado de São Paulo, pelo menos no início do verão que está chegando e ainda mais com a ação do La Ninã???

Como a Baixada Santista, a capital paulista, a região de Campinas e o Vale do Paraíba, estão no sul da região sudeste, poderemos ter com a redução da ",oferta", da umidade amazônica, menor quantidade de chuva, pois a região sul, nossa vizinha, em tempos de La Niña, fica sob condições de estiagem...

Bem, por ora vamos aguardar os ",próximos capítulos",...

Rodolfo Bonafim

Especialista em Climatologia Científica e Comportamental da ONG Amigos da Água (www.amigosdaagua.org.br)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière