Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Glória da Manhã revisitada

Notícia enviada em 13/11/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Por ocasião das observações e fotos realizadas pela colaboradora deste site, Meire Ruíz, em Itanhaém, litoral sul paulista, que pertence à Baixada Santista, reedito um reporte que fiz no dia 01/03/2012, esclarecendo como se forma e as características dessa configuração de nuvem, que faz europeus e norte-americanos atravessarem o mundo para ter alguma chance de avistar a ",Glória da Manhã",...

A Glória da Manhã - raríssima e bela nuvem!!!

Esta rara formação de nuvens chamada de ",,Morning Glory",, ou “Glória das Manhãs” podem até chegar a atingir 1000 Km de extensão na forma de rolos, que lembram a meu ver imensas serpentes... Apesar de serem similares a outros tipos de nuvens, como as alto-cúmulos, que são nuvens de média altitude e ocorrem no mundo todo praticamente, estas se formam geralmente em meados de outubro, em Queensland, mais precisamente no Golfo de Carpentaria, nordeste da Austrália, sobre a cidadezinha de apenas centenas de habitantes e pouco conhecida de Burketown. Agora, ela já está ficando mais conhecida por ser o único lugar conhecido do mundo que revela essa raríssima nuvem, razão pela qual pilotos de planadores viajam todos os anos na época da primavera do hemisfério sul de todos os cantos da Austrália e até de outros países, só para experimentarem o raro prazer de planar com velocidades de até 250 Km/h, pelas correntes térmicas singulares proporcionadas pela chegada da ",,Glória da Manhã!!

Longos tubos circulares de ar podem se formar quando fluxos de umidade e ar em resfriamento encontram uma camada de inversão, uma camada atmosférica em que a temperatura do ar aumenta com a altitude. Estes tubos e o ar ao redor podem causar perigosas turbulências para aeronaves. São na verdade ondas nas quais planadores parecem surfar. Por exemplo, ao encontrarem a parte frontal da nuvem, ganham altitude e depois fazem loopings e devido á intensidade das térmicas produzidas por essas perturbações atmosféricas, podem mergulhar sem muitos problemas, embora saibamos que todo tipo de nuvem é efêmera e muito instável, havendo sim riscos de perda de flutuação ou empuxo, à semelhança de submarinos em outro meio fluido - a água!

Famosas por seu formato de rolo, são um fenômeno metereológico raro que se repete com alguma frequência apenas, repito, no Golfo de Carpentaria, nordeste da Austrália. Podem se deslocar à velocidade de 60 km/h com pouco vento.

As nuvens ",Morning Glory",, por fim, são mesmo raríssimas, pois dependem de condições climáticas bem específicas: elas se formam com o encontro de ventos opostos com temperatura e umidade similares, sempre entre 100 e 200 metros de altitude, podendo chegar a 1000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. Portanto, são nuvens de baixa altitude....

Foto anexa realizada por Meire Ruíz - Itanhaém - SP

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman