Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Indice de chuvas impressiona em Santos

Notícia enviada em 05/11/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Outubro passado fechou com 155 milímetros por metro quadrado de chuva em Santos, nível pouco acima da média, que é de 146 milímetros por metro quadrado. Comparando com outubro do ano passado, este mês de 2014 foi extremamente seco: choveu míseros 16 milímetros, ou seja, cerca de apenas 11%.

Novembro também de 2014 foi seco: 90 milímetros, sendo que a média é de 162 milímetros, porém, ainda assim, foi um mês pouquinho mais ",generoso",, ficando em 56% da média. Precisou chegar o finalzinho de dezembro para se recompor a chuva não recebida, só que na forma de transtorno à população, uma vez que entre às 16:15 de 22/12/14 e às 16:15 de 23/12/2014, acumularam-se 240 milímetros por metro quadrado, batendo o recorde de janeiro de 1978, com cerca de 194 milímetros.

Então, concluindo, em dezembro de 2014, choveu bem além do total esperado, ou seja, 354 milímetros por metro quadrado, quando o esperado seria de 210,9 milímetros por metro quadrado, aproximadamente 67% a mais, o que certamente compensou pelos meses que ficaram abaixo, pois apesar de que o índice pluviométrico anual de Santos, tenha sido de 1908,6 e o esperado seria de 1990,6 - choveu cerca de 96% do total esperado para o ano!

Ano de 2015 está diferente

Pelo menos em termos de regime de chuvas sim, na Baixada Santista. Já nos primeiros dias de novembro, já acumula-se impressionantes 118 milímetros, desde o primeiro dia até agora, às 05:53 deste dia 05, quinta-feira em Santos (Estação Amigos da Água). Em termos porcentuais, já são aproximadamente 73% da média!

E para os próximos três dias, a conjunção de áreas de instabilidades a partir do interior do continente, mais a atuação de frentes frias, garante bons índices de chuva para nossa região!

Causas de tanta chuva

O fenômeno El Niño aumenta bastante o índice de chuvas na Região Sul do país. Apesar de que a Baixada Santista encontra-se na Região Sudeste, estamos relativamente próximos da Região Sul.....

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle