Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Invernos passados x inverno 2014 - tendências

Notícia enviada em 14/06/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Tema: os últimos invernos em Santos!

A partir de 2009, os invernos foram mais rigorosos em Santos e região. Motivo principal: estamos passando por um ciclo de aproximadamente 30 anos, que é a fase fria desse ciclo denominado ",Oscilação Decadal do Pacífico",, onde temos em maior número e intensidade, de fenômenos de resfriamento das águas da superfície do Oceano Pacífico (La Niña), cujos reflexos abrangem quase todo o planeta em comparação aos fenômenos de aquecimento das águas da superfície do Oceano Pacífico (El Niño).

- Características do inverno de 2009: muito chuvoso - chuvas com volume acima da média em julho (cerca de 230 milímetros por metro quadrado de chuva, coletados pelo pluviômetro da minha estação meteorológica situada no Bairro Vila Belmiro). Observação: julho é um dos meses menos chuvosos em Santos! Choveu neste mês de julho de 2009, o equivalente ao mês de fevereiro em Santos! Quanto às temperaturas, houve cerca de 13 dias com temperaturas máximas abaixo de 20ºC! Temperatura mínima mais baixa: cerca de 13ºC na área urbana de Santos. Nas áreas de topos de morros, bairro Caruara na área continental e Base Aérea (Vicente de Carvalho), mínimas rondando a casa dos 9ºC!

- Características do inverno 2010:

A exemplo de 2009, foi um inverno também chuvoso, porém, com menor intensidade do que em 2009. Quanto às temperaturas, foi menos rigoroso do que em 2009. Houve cerca de 10 dias com temperaturas abaixo de 20ºC. Temperatura mínima mais baixa: cerca de 12ºC na área urbana de Santos. Nas áreas de topos de morros, bairro Caruara na área continental e Base Aérea (Vicente de Carvalho) , mínimas rondando a casa dos 8ºC!

- Características do inverno 2011:

Foi considerado o ano mais frio dos últimos dez anos, considerando que tenho cerca de 22 anos de observação climatológica e meteorológica da região. Houve cerca de 15 dias com temperaturas abaixo de 20ºC. Temperatura mínima mais baixa: cerca de 11ºC na área urbana de Santos. Nas áreas de topos de morros, bairro Caruara na área continental e Base Aérea (Vicente de Carvalho) , mínimas rondando a casa dos 7ºC!

- Características do inverno 2012:

Neste ano, o inverno deu ",uma trégua", quanto ao rigor da fase fria do ciclo de 30 anos, que mencionei. Houve alguns episódios de veranico em junho e até julho (quando as máximas podem atingir 30ºC ou mais um pouco em Santos e região! Em relação aos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, foi o inverno ",mais quente",. Houve cerca de apenas 06 dias com temperaturas abaixo de 20ºC. Temperatura mínima mais baixa: cerca de 13ºC na área urbana de Santos. Nas áreas de topos de morros, bairro Caruara na área continental e Base Aérea (Vicente de Carvalho) , mínimas rondando a casa dos 9ºC!

- Características do inverno 2013:

Após a pausa do frio rigoroso de 2012, o inverno de 2013, foi considerado o mais frio dos últimos 20 anos na Baixada Santista, considerando que tenho pouco mais de vinte anos de observações da região!!! Houve cerca de 17 dias com temperaturas abaixo de 20ºC. Temperatura mínima mais baixa: cerca de 11ºC na área urbana de Santos. Nas áreas de topos de morros, bairro Caruara na área continental e Base Aérea (Vicente de Carvalho) , mínimas rondando a casa dos 6ºC!

Tendências para o inverno 2014:

Medições realizadas desde Março deste ano nas águas da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, indicam temperaturas acima da média, o que indica com boa probabilidade, a evolução de um fenômeno El Niño durante o trimestre Junho, Julho e Agosto. Consequências desta evolução: inverno menos rigoroso com relação aos anos anteriores e chuvas dentro da média, o que é bom para tentar recuperar os níveis aceitáveis das represas, para que não se estabeleça racionamento de água, especialmente na capital e Grande São Paulo. Para a Baixada, não se define estação seca e com indicativo de chuvas dentro da média, a tendência é de haver chuvas fracas e contínuas mesmo nos meses menos chuvosos, tais como Julho e Agosto. Observação: não somente as águas da superfície do Oceano Pacífico estão mais quentes acima da média, mas também as águas do Oceano Atlântico na altura dos litorais paulista, fluminense e capixaba, o que inclui a nossa região, estão com temperaturas acima da média, portanto, há uma tendência que devido a este fator, não tenhamos tantos nevoeiros intensos no final de Julho e meados de Agosto, que costumeiramente paodem paralisar a travessia entre Santos e Guarujá. Mas, repito, esta é apenas uma tendência! Além disso, devido ao El Niño, pode ser que na verdade, ele afete mais a nossa região, a partir de Setembro, o que traria uma primavera quente e úmida (muito chuvosa), o que é bom para os reservatórios de água (represas).

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água - entidade que há 14 anos vem alertando sobre o drama do desabastecimento de água!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw