Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Jogo histórico debaixo de nevasca nos Estados Unidos!

Notícia enviada em 28/03/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Partida de futebol das eliminatórias da Copa do Mundo, foi realizada em 23 de março deste, sob muito frio e nevasca. Os Estados Unidos venceram a Costa Rica por um a zero em jogo histórico, realizado no subúrbio de Commerce City em Denver, capital do Estado do Colorado. Denver está situada à altitude de 1609 metros nas Montanhas Rochosas. Tem clima semiárido, com índice pluviométrico de apenas 400 milímetros por metro quadrado anuais, semelhante ao índice do Polígono das Secas no Nordeste do Brasil... Mas, por estar situada à latitude de 39°44',21", norte e à já citada altitude de 1609 metros acima do nível do mar, fazem desta cidade, um lugar de clima temperado de montanha, o que significa, mais frio do que a média para um clima temperado.

As nevascas acontecem praticamente em todos os meses do inverno, porém, em 23 de março, início da primavera no hemisfério norte, a duração das nevascas é menor em relação aos meses do inverno, pois a insolação já é mais alta, devido à menor inclinação dos raios solares e da duração do dia claro.

Porém, o que ficou para a história, foi o drama enfrentado pelo público presente à partida e, sobretudo pelos jogadores das duas seleções.

No momento desta partida, o aeroporto de Denver registrava neve, nevoeiro e temperatura entre 2ºC e 3ºC abaixo de zero, com rajadas de vento de até 50 km/h! Sob temperatura de 3ºC abaixo de zero e ventos de 50 Km/h, a sensação térmica atingiu 22ºC negativos!!!

Era praticamente impossível definir onde estavam as linhas de jogo como as laterais e as grandes áreas, devido à elevada quantidade de neve no campo, mas, sob uma polêmica decisão da arbitragem, a partida que havia sido interrompida, foi retomada mesmo com essas inóspitas condições de tempo.

Até mesmo jogadores acostumados ao frio nos seus times da Europa disseram jamais ter jogado em tais condições.

A título de curiosidade, para o inverno de 2014, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil, uma equipe da empresa que presta serviços de Meteorologia e Climatologia do Rio Grande do Sul, a Metsul, projetou prognósticos de condições climáticas para essa futura época do ano para as capitais-sedes, Porto Alegre e Curitiba, as únicas capitais do Brasil que tiveram registros de neve acumulada. Em Porto Alegre, isso ocorreu em 24 de agosto de 1984 e em Curitiba, há mais tempo: 17 de julho de 1975. Nestes anos (1975 e 1984), os respectivos invernos estavam sob domínio do evento La Niña, pois as águas superficiais do Oceano Pacífico Central estavam sob temperaturas abaixo da média, segundo o NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), a ",Nasa", da Oceanografia.

Segundo pesquisadores da empresa Metsul, ",Formular previsão para o Pacífico para daqui a 16 meses, da MetSul, seria o mesmo que “dar um tiro na lua” pela enorme margem de incerteza e erro associada a prognóstico desta natureza, mas destacam que existem modelos de clima com que a MetSul Meteorologia trabalha que sugerem tendências de tão longo prazo. Para o inverno de 2014, conforme um dos modelos climáticos (reprodução abaixo), no período da Copa do Mundo, as condições no Pacífico Central (região Niño 3.4) estariam entre neutralidade e La Niña fraco",.

Portanto, esse ",risco", de neve acumulada na Copa do Mundo em 2014, pelo menos nas duas capitais mais frias do país, que serão sedes, estaria descartado!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimanta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda" - Cecília Meireles