Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Junho 2016 é o mais frio em 28 anos na Baixada Santista

Notícia enviada em 01/07/2016
por Rodolfo Bonaifm - São Paulo/SP
CONFIRMADO! Junho é mesmo um mês histórico na climatologia da Baixada Santista! Aconteceu de ",tudo", neste mês de junho na região. Baixíssimas temperaturas fora de época, onda de frio que até mesmo em julho (auge do inverno) foi forte demais e até nevoeiro de mar (ENTRECHOQUE), que paralisa tráfego de embarcações no canal do estuário de Santos e no canal de Bertioga (fenômeno muito mais comum em final de julho e início de agosto).

Todos os trinta dias de junho foram (com maior ou menor intensidade) de frio continuado - não houve nenhum dia com temperatura amena. Junho, pois, até agora, sofreu entrada de sucessivas frentes frias e suas respectivas massas de ar polar - cada uma massa que entrava na Baixada Santista encontrava já uma atmosfera bem resfriada - portanto, foi frio sobre frio,

A massa de ar polar entre os dias 09 e 16, foi excepcional - atípica e fora de época para a região. Embora, em julho de 1994 (há 22 anos), a mínima na Base Aérea tenha atingido somente 5ºC e na área urbana de Santos (Estação da ONG Amigos da Água na Vila Belmiro), 8,5ºC, a massa polar da época não persistiu por tantos dias como dessa vez!

Somente em junho, os sensores da Estação da ONG Amigos da Água, detectaram 7 dias com máximas abaixo dos 20ºC em Santos, e saliento – 5 destes 7 dias aconteceram ainda em pleno outono. Sendo que do total de 7 dias, destes foram com mínimas na casa dos 18ºC! Para efeito de comparação, em 2015, só ocorreram 3 dias com máximas abaixo dos 20ºC durante todo o ano!

A menor mínima neste ano até o momento, em Santos, Vila Belmiro, este ano foi de 10,2ºC, no dia 17/06!

A menor máxima de 2016 até agora neste ano em Santos, foi de 18,2ºC, dia 20/06.

E..... mais: em nenhum dia deste mês, a máxima sequer ultrapassou a casa dos 23ºC, algo incomum e muito raro para Santos e região, fazendo com que Junho de 2016, seja o de menor média de temperaturas máximas desde 1888, ou seja, há 28 anos atrás.

Quanto aos nevoeiros, fechamos com 7 eventos de nevoeiros em junho, sendo três deles muito densos (persistiram por quase o dia todo). Tais nevoeiros são muito mais comuns em final de julho/início de agosto!

Finalmente, quanto ao índice pluviométrico, tivemos um começo de junho bastante chuvoso, já o resto do mês foi relativamente seco. Ainda assim, o índice pluviométrico em Santos, de acordo com os pluviômetros da Estação da ONG Amigos da Água, totalizaram 164 milímetros por metro quadrado (a média é de 106 milímetros). Ou seja, choveu cerca de 55% mais que a média.

Rodolfo Bonaifm enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates