Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Madrugada de lua cheia em Santos!

Notícia enviada em 26/04/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
As recentes noites e madrugadas em Santos têm sido de céu aberto, com poucas nuvens, incluindo a de hoje, dia 26 de abril de 2013, onde a Lua na fase cheia ( o ponto exato, foi ontem, dia 25 de abril) dá um espetáculo, entretanto, ofusca o brilho das estrelas. Por curiosidade, muitos astrônomos amadores, denominam as noites onde a presença do clarão lunar é fraco ou ausente, de ",noites nobres",, pois para os aficionados pela observação de objetos de céu profundo (deep sky), que são as nebulosas e galáxias, pelo contraste maior entre estes objetos de brilho difuso e o fundo do céu mais escuro, permiti-se condições favoráveis à observação e fotografia dos mesmos. Isto, inclui a observação de cometas, que também são objetos de brilho difuso. Na verdade, no início da noite de ontem (25 de abril), o céu apresentava nuvens altas cirriformes, que revelam fortes ventos em altitude (cerca de 10 mil metros), originados pela presença do jato subtropical, que está ostensivo desde o início deste mês de abril, coisa ainda não muito comum para esta época do ano. Este fato tem propiciado desde pouco antes da metade do mês, temperaturas médias ligeiramente inferiores à normal climatológica dos últimos anos para o mês de abril. Tenho detectado isto para a cidade de Santos, por meio de medições sistemáticas a partir da minha estação. Inclusive, é o caso geral para todas as outras cidades da Baixada Santista, capital paulista e sua região metropolitana...

A razão para estas médias térmicas pouco abaixo da normal, pode ser devido a que não há nenhum sistema climático importante atuante no litoral da Região Sudeste do Brasil, tais como El Niño ou La Niña e sim, como já comentei em outros reportes passados, que há estudos indicando para uma maior atuação do Oceano Atlântico na climatologia regional litorânea, com extensão para o interior, já que El Niño e La Niña. são fenômenos oriundos do Oceano Pacífico.

Enquanto isto, a última massa de ar frio de alta pressão que atingiu o leste paulista, retaguarda do mais recente sistema frontal, que acabou adquirindo características subtropicais pela fusão com a Alta Pressão do Atlântico Sul, massa de ar semipermante da costa brasileira, que antes advectava ar mais refrigerado e mais úmido para a costa sudeste, agora traz ventos de circulação nordeste, o que causa temperaturas máximas um pouco mais altas e agradáveis, o mesmo ocorrendo com as temperaturas mínimas.

No momento, às 03:24 desta madrugada (26 de abril), em Santos, temos 21,8ºC (temperatura agradável para uma madrugada desta época do ano), umidade relativa em 65%, pressão de 1016 milibares, céu com razoável transparência, pouca turbulência e é, claro, a presença da Lua Cheia em conjunção com o planeta Saturno (veja um objeto semelhante a uma estrela de brilho razoavelmente forte, abaixo e ligeiramente à direita da Lua, cerca de três graus e meio angulares de distância da mesma - para medir em graus angulares, lembre-se que o disco cheio lunar tem meio grau angular).

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V