Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Madrugada fresca em Santos!

Notícia enviada em 15/11/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Um sistema frontal afastou o calor reinante dos últimos dias na Baixada Santista e região metropolitana de S. Paulo. Na madrugada deste feriado nacional (15 de novembro), o sensor instalado em Santos, registrou a mínima de 19,4ºC às 06:10, horário de verão.

De fato, é uma marca atípica para a época, mas tenho observado ao longo de 21 anos de pesquisas e monitoramento nesta área, que desde meados dos anos 1990, que os invernos tanto em Santos e região, quanto na capital e região, têm sido mais secos e mais quentes, enquanto a primavera e início de verão, em média têm sido mais amenos em relação a outras décadas.

Inclusive, na capita,l as ilhas de calor tem se intensificado substancialmente a partir dos anos 1990 e desde 2002, observo especialmente, temperaturas máximas consideravelmente superiores em relação a Santos e região, o que é totalmente incomum... Neste ano em particular, mesmo já com o aumento paulatino da temperatura superficial do mar no litoral paulista, há várias semanas, tenho registrado na capital, máximas pelo menos em média 2ºC acima das máximas de Santos e região e nesta época de primavera é totalmente atípico. Nos invernos, é até relativamente normal, as máximas na capital e região (em dias de invasão de massas extensas de ar seco), serem relativamente superiores a Santos e região, principalmente por que em final de Julho e início de Agosto, a temperatura superficial das águas marinhas atinge seu ponto mais baixo...

É triste para mim, assistir à degradação climática e ambiental na cidade de São Paulo, que até final dos anos 1980, ainda mantinha a fama de ",Terra da Garoa",, com seu clima ameno e com inverrnos que até mantinham chuvas bem mais frequentes e regulares e onde a umidade relativa do ar, somente em casos excepcionais rivalizava-se com aqueles índices de secura do ar de Ribeirão Preto no norte paulista ou mesmo da região centro-oeste do Brasil... Tenho observado e registrado em vários dias de invernos mais recentes, incluindo no inverno de 2012, índices de umidade relativa na capital paulista, até inferiores aos de Ribeirão Preto!!! Na região do ABC, Mauá e Ribeirão Pires, municípios consideravelmente municípios muito menores do que a capital, próximos à descida da Serra do Mar, a famosa neblina dos fins de tarde, já são bem mais raros!!!

Aliás, ainda neste ano, por vezes as máximas em outubro, na capital rivalizaram-se com as máximas do tórrido bairro de Jacarepaguá, Praça Mauá (esta bem no centro, onde se registram os picos de calor, dando a fama do slogan ",Rio 40 graus",) ou no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro...

E ainda assim, parece-me que a comunidade acadêmica e autoridades, tratam a coisa apenas via noticiários de que aconteceu isso ou aquilo, entretanto apenas registros de tempo, sem a devida e responsável preocupação com as reais causas.... Lamentável!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière