Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Maremoto poderia atingir o litoral paulista?

Notícia enviada em 11/04/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
E... agora, como ficaria a situação, como ou qual seria o impacto mais significativo, caso houvesse a suposta mega erupção do Vulcão Cumbre Vieja. localizado em Las Palmas, Arquipélago das Canárias?

Bem, segundo modelos ou modelagem numérica e consequentes simulações neste sentido, uma intensa erupção que cause um grande desmoronamento da ilha, faria com que a sua metade ocidental, com massa de aproximadamente 500 bilhões de toneladas, se desloque de forma violenta dentro do Oceano Atlântico. O resultado disso seria catastrófico. pois as ondas geradas nas imediações desse deslocamento (Marrocos, por exemplo, local adjacente às Canárias, por exemplo), alcançariam centenas de metros.

Essa altura iria diminuindo até as ondas atingirem o outro lado do Atlântico, logicamente pelo amortecimento do vagalhão, à semelhança de um sistema pendular, onde ficam as costas das Américas do Norte, Central e do Sul, com alturas 10 a 25 metros na região do Caribe e da parte norte da América do Sul, até o litoral do nordeste brasileiro, onde a Paraíba, seria mais afetada pelo mega evento, pois é a parte mais oriental da costa brasileira. Como o litoral brasileiro é relativamente raso, o atrito das ondas com o fundo marinho, poderia aumentar ainda mais a altura das ondas, chegando a uma altura entre 30 a 40 metros, equivalente a um edifício de 10 ou mais andares!!!!

No caso do litoral paulista, muito mais ao sul do litoral nordestino, este também poderia ser atingido, no caso, devido ao maior amortecimento do vagalhão, com ondas ",pequenas", de até 10 metros. ",Só isto",, causaria um impacto social e econômico de grandes proporções, haja vista, o avanço da linha costeira continente adentro, provavelmente pelo impacto do Aquecimento Global, somado à causas regionais, tais como o a erosão das areias da praia da Ponta da Praia em Santos, (sobre a qual também aventa-se a possibilidade de ter origem na dragagem do canal do estuário do Porto santista, embora, segundo a visão e vivência de décadas de alguns surfistas famosos de Santos, tal problema de erosão e possível e consequente assoreamento de outras praias de Santos no sentido das praias do município vizinho de São Vicente, teria por causa o desvio e bloqueio das correntes marinhas de maré cheia e vazante, por parte da construção do emissário submarino, o qual teria desequilibrado o sistema de transporte de sedimentos entre a Ponta da Praia e no outro extremo, o José Menino (praia do bairro com o mesmo nome), fazendo a erosão da Ponta da Praia e gradual assoreamento das praias a partir da praia do Gonzaga até a praia do José Menino), que já tem invasão de águas das marés altas mais altas (marés de sizígia), especialmente na transição outono-inverno, devido também aos fortes ventos de típicos ciclones extratropicais... Façamos a seguinte ",viagem virtual",: se já ocorre sazonalmente a derrubada de muretas de contenção e alagamento das pistas da avenida da orla da Ponta da Praia, até mesmo em alguns casos, invadindo garagens de prédios adjacentes, imagine-se o avanço das águas ilha adentro por um vagalhão de maremoto com ondas de até 10 metros de altura!

Poderia haver sem dúvidas, destruição da estação de tratamento de água em Cubatão, cidade cercada de manguezais, que invadem a terra firme da cidade por ocasião de chuvas fortes somadas às marés mais altas, comprometendo o abastecimento de água de várias cidades da Baixada Santista. As instalações das indústrias do polo petroquímico de Cubatão, bem como a Refinaria da Petrobrás, uma vez atingidas pelas ondas, que consequências desastrosas poderiam trazer aos habitantes do litoral paulista? A Ilha Barnabé ao largo da Ilha de São Vicente (que abriga as cidades de Santos e São Vicente), onde há depósitos de inflamáveis, o que dizer???

Fora tantas outras consequências previsíveis e imprevisíveis, tocadas por um efeito dominó...

Porém, mais uma vez esclareço que que esta hipótese de maremoto, inclusive atingindo a costa do Nordeste brasileiro mais contudentemente, é claro, que o litoral paulista, não é consenso entre a comunidade acadêmica dos geólogos e geofísicos!

Ufa....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um político é capaz de qualquer coisa para permanecer - até mesmo tornar-se um patriota - William R. Hearst