Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Massa de ar frio fora de época em Santos!

Notícia enviada em 28/03/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Um espetacular sistema frontal acompanhado na sua retaguarda de uma massa de ar frio e seco (incomum para esta época), atinge desde a região Sul do país até o extremo sul da Amazônia, que propiciará o primeiro fenômeno da Friagem do ano (atípico) naquela região do Brasil.

Ainda não experimentamos a temperatura mínima mais baixa do ano em Santos, mas a máxima de hoje (dia 28 de Março), é a mais baixa do ano: apenas 23,6º C na Vila Belmiro, às 15:03. Naquele momento, a umidade registrada foi somente 45%, apesar de poucas horas antes, a umidade relativa ter sido bem alta (cerca de 98%), devido às chuvas de hoje pela madrugada e manhã.

Segundo a corrente climatológica que apóia a tese do Aquecimento Global especialmente causado pelo homem, o inverno rigoroso do ano passado (2011) e o verão ameno até fins de janeiro deste ano (2012), poderiam ter sido mais intensos, não fosse esse aquecimento artificial da atmosfera. Eu penso que segundo outra corrente climatológica (não desmerecendo de forma alguma o Aquecimento Global), que apesar de estarmos passando por uma fase do máximo da atividade do ciclo do Sol (vide tempestade solar ainda neste mês de Março, causada pela explosiva Mancha Solar de nº 1429), este ciclo provavelmente deve ser, dentro da categoria dos máximos, relativamente pouco intenso e, portanto devemos estar atravessando o ciclo negativo da Oscilação Decadal do Pacífico, que é outro ciclo, no caso climático (que de certa forma está associado ao ciclo solar), que rege o número de El Niños e La Niñas. Nos últimos quatro anos, verifica-se que estamos passando por mais La Ninãs do que El Niños, o que ",coincide", com esta proposição!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês