Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Massa de ar polar chega enfraquecida à Baixada Santista!

Notícia enviada em 25/04/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
As temperaturas simplesmente despencaram em boa parte da região sul do país.

Quanto à Baixada Santista, foi apenas um resfriamento leve, mais sentido na redução das temperaturas máximas desde a passagem da mais recente frente fria.

Pelas imagens de satélite, a massa de ar polar na retaguarda da frente fria, conhecida tecnicamente como Anticiclone Migratório, está postada na altura do nordeste da Argentina, com 1022 milibares de pressão. Seus pulsos na forma de crista (sim, como uma onda do mar), chega a influenciar os litorais paulista e fluminense, mais na forma de uma pista de ventos do quadrante sudeste, que recolhem umidade marinha e assim não permitiam que as temperaturas máximas atingem mais do que 26ºC na Baixada de um modo geral, por exemplo, além de criar certa agitação marítima, que causou ressaca moderada em nossas praias, mas nada muito significante, a ponto de criar transtornos à população!

Evidências apontam para esta chegada fraca do ar polar, como sendo a ligeira temperatura mais alta da superfície marinha, sobretudo na costa paulista, com anomalia positiva de temperatura entre 0,5ºC e 1ºC e anomalias negativas (entre 0,5º e 1ºC) na direção (embora afastado do litoral) da costa da Bahia, influenciando assim sobremaneira este estado com seca severa!!

Voltando à Baixada Santista, o anticiclone migratório garante tempo razoavelmente bom, mas com formação de nuvens baixas (estratos e estratos-cúmulos), devido à advecção de umidade do mar, por conta dos ventos persistentes do quadrante sudeste.

Em Santos, na minha estação da Vila Belmiro, a máxima atingiu 29,1ºC, com umidade relativa de 50% às 13:52 desta quarta-feira, dia 24 de Abril. A pressão na ocasião da medição foi de 1014 milibares, mas agora às 15:21, registro quieda da temperatura para 27,1ºC, subida ligeira da umidade relativa para 61% e queda na pressão para 1014 milibares, esta indicando tendência de alguma instabilidade para as próximas 24 horas (possíveis pancadas de chuvas esparsas), devido à pré-formação de área de baixa pressão no mar.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle