Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Mesmo com ar seco e aquecido há risco de nevoeiros na Baixada Santista

Notícia enviada em 10/07/2016
por Rodolfo Bonaifm - São Paulo/SP
Ar quente e seco continental é ",a bola da vez", nas condições de tempo em boa parte do país. A massa de ar frio e seco de alta pressão afasta-se cada vez mais do continente rumo a mar aberto e já começa a entrar em transição para ar subtropical, adquirindo características da Alta Pressão do Atlântico Sul. Mas, lembro que nevoeiros, névoas e nuvens baixas (estratos), estão em ",boa época", de ocorrer (tivemos vários dias de quinta-feira passada até terça-feira desta semana, com céu praticamente tomado por nebulosidade e nevoeiros de mar) na região da Baixada Santista, embora, a ",língua", de temperatura superficial das águas do Atlântico (isoterma, linha onde todos os seus pontos tem igual temperatura) de 19ºC que semana passada no auge do nevoeiro, situava-se entre o extremo do litoral norte paulista (Ubatuba) e extremo sul do litoral fluminense (Angra dos Reis), regiões onde houve bem menor influência dos nevoeiros de mar, deslocou-se para sudeste e hoje a localizamos próxima da região desde Ilhabela e São sebastião, quase alcançando o extremo norte de Bertioga, já na Baixada Santista. Só lembrando que da Baixada Santista rumo ao sul até o litoral centro catarinense, a isoterma semana passada era de apenas 18ºC, temperatura fruto de sucessivas massas polares que resfriaram muito precocemente as águas dessas regiões. Pode parecer uma pequena mudança, mas pode significar a diferença entre haver dias ensolarados e dias nebulosos ou enevoados (ENTRECHOQUE, encontro de duas massas de ar distintas, uma aquecida e seca do continente e a outra fria e úmida do mar)......

Os mapas revelam a situação das temperaturas superficiais marinhas em pleno nevoeiro e hoje, que foi um dia de elevação tanto das temperaturas máximas quanto das mínimas na Baixada Santista: com base nos sensores da Estação da ONG Amigos da Água, a máxima e a mínima em Santos, foram 25,2ºC e 15,2ºC, respectivamente.

Rodolfo Bonaifm enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates