Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Microclima santista no final do inverno!!!

Notícia enviada em 31/07/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Em Santos, o microclima é muito particular. A área insular é extremamente urbanizada contando com elevada densidade demográfica e índice de carros por habitante, a mais alta de todo o país. Isto confere a esta cidade do litoral paulista, sede da Região Metropolitana Costa da Mata Atlântica, um clima diferenciado até de outras cidades de sua região. Logicamente, os contrafortes abruptos da Serra de Cubatão e a posição geográfica no limite entre as massas de ar subtropicais e tropicais, somam-se aos fatores locais já expostos.

Por isso mesmo, em Santos, a temperatura pode atingir 34ºC às 10 horas da noite, fato acontecido e registrado por mim no dia 31 de agosto de 2005, como também pode registrar excepcionalmente a mínima de 8ºC!!! Máximas rondando os 40ºC não são raras, até mesmo em pleno inverno, caso do famoso dia 31 de agosto de 2005, quando registrei 41,5ºC.

Para resumir, na semana passada, tivemos dois dias ensolarados com temperaturas na casa dos 29ºC na segunda e terça-feira passada, entretanto, um sistema frontal em dissipação na costa catarinense (na quarta-feira), influenciou Santos e região, deixando o céu nublado com chuviscos e máxima de 22,5ºC apenas. Enquanto isso, na altura do limite entre a costa paulista e fluminense, em Angra dos Reis e Parati, litoral sul fluminense, nesse mesmo dia, o Sol imperou até o meio-dia e depois ventos frescos do quadrante sudeste e sul encobriram o céu, mas a temperatura não baixou tanto como em Santos. Aí na quinta-feira, o tempo melhorou até um pouco na região de Santos, mas em Angra o Sol voltou a brilhar forte. E a aquela mesmo sistema frontal em dissipação, ganhou um pouquinho de força tentando desbloquear sua trajetória junto à massa de ar de alta pressão atlântica, muito bem configurada na costa da região sudeste, resultando na piora fo te,po em Santos até o sábado. E... em Angra, o céu até nublou mas de forma menos intensa... O Sol voltou a brilhar forte mesmo somente neste domingo passado em Santos, com máxima de 29,3ºC, porém nuvens altas como cirros e trilhas de condensação feitas por aeronaves, já prenunciavam a vinda de outro sistema frontal, este mais intenso, afetando desta vez de forma mais contundente o litoral fluminense. Guardadas as devidas proporções, nesta época do ano, as terras continentais vão se aquecendo mais ligeiramente do qua as águas marinhas, gerando descompensação climática entre 9o litoral e o interior continental, gerando ENTRECHOQUES na costa e tempo seco e aquecido no interior. Foi o caso de certa forma, nesta semana passada, quando até mesmo na capital paulista, apesar de queda brusca de temperatura nos finais de tarde, o Sol manteve-se bem mais firme com temperaturas na casa dos 27ºC!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw