Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Nordeste (especialmente a Bahia) sofre com seca severa!!!

Notícia enviada em 25/04/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
",A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que consiste em um tipo de anel envolvendo o globo terrestre formado por nuvens cumuliformes carregadas nas proximidades do Equador. As nuvens de chuva da Zona de Convergência Intertropical são alimentadas em boa parte pelo sistema de baixa pressão atmosférica da região de Terra Nova, no Canadá, próximo ao Círculo Polar Ártico. Quando a baixa pressão é mais forte na Terra Nova, o ar úmido engrossa a ZCIT que se desloca em direção às águas mais quentes próximas ao equador, acompanhando com um pequeno atraso o movimento do Sol. Assim, quando o Sol atravessa a linha do equador no equinócio de outono do hemisfério sul, entre os dias 20 e 21 de março, a zona de convergência intertropical atinge sua posição mais ao sul, com o seu centro sobre a cidade de Quixadá, a 5° de latitude sul, no sertão cearense, provocando as chuvas do dia de São José.

Mas, nem sempre é assim: o movimento da Zona de Convergência Intertropical depende da temperatura das águas superficiais do oceano, que na região equatorial varia entre 26ºC e 29º C. E uma variação de 1 a meio grau Celsius entre as águas do Atlântico norte e do sul é a diferença entre um “inverno” chuvoso ou seco. Com as águas do Atlântico norte mais frias, a ZCIT desloca-se para o sul, trazendo suas nuvens carregadas. Se as águas do Atlântico estiverem mais frias no sul, entretanto, as chuvas serão despejadas na Amazônia e sobre a Ilha de Marajó. Neste caso, a seca será mais uma vez instalada sobre o sertão do Nordeste",.

Esta citação em parênteses acima, foi parte do que escrevi no reporte sob o tema:

O Dia de São José e a seca do sertão do Nordeste!!!! (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=O_Dia_de_Sao_Jose_e_a_seca_do_sertao_do_Nordeste&posic=dat_20120319-172545.inc).

De fato, temos neste ano, um posicionamento da ZCIT, mais para o hemisfério norte (pouco acima do equador), o que compromete de certa forma, a condição de chuvas dentro da normal climatológica (que já não é expressiva no Nordeste) e como relatei na citação acima - as águas do Atlântico Sul (abaixo do equador) pouco mais frias com relação às águas do Atlântico Sul (acima do equador), há menores taxas de evaporação, criando-se assim sistemas de altas pressões, que criam um efeito ",tampão",, subsidindo as camadas de ar, elevando as temperaturas e inibindo a formação de nuvens que poderiam trazer precipitação.

Isso pode ser observado pelos mapas e imagens de satélite, que mostram a evolução das TSM',S (temperaturas superficiais do mar) e suas anomalias (positivas ou negativas), tanto no Oceano Pacífico Equatorial, quanto no Oceano Atlântico. No primeiro, desde fevereiro, as anomalias já estavam ficando positivas, sendo que no intervalo entre 10/04/2012 e 24/10/2012, já estão entre 1ºC e 3ºC! No segundo, atento para o fato de que há anomalias positivas entre 0,5ºC e 1ºC, notadamente na costa paulista e anomalias entre negativas (entre 0,5º e 1ºC) na direção (embora afastado do litoral) da costa da Bahia, influenciando assim sobremaneira este estado com esta atual situação de seca! Os prognósticos, por fim, apontam, maior probabilidade de índices pluviométricos abaixo da normal climatológica para a faixa leste de boa parte do Nordeste!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan