Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Nossas cidades estão preparadas para o tempo severo dessa época do ano?

Notícia enviada em 30/11/2015
por Rodolfo bonafim - São Paulo/SP
Climatologia da ONG Amigos da Água, (www.facebook.com/amigosdagua.org.br), pergunta: nossas cidades estão preparadas para as chuvaradas, vendavais, tormentas em geral desta época do ano especialmente?

Bem, até o momento (00:40) desta madrugada de 30/11/15, o volume de chuva em Santos, segundo dados da Estação Amigos da Água, já atinge 294 milímetros por metro quadrado, ou seja, 81,5% do volume médio para novembro, que é de 162 milímetros por metro quadrado!

Aqui na Baixada Santista, vento forte é até comum, mas furacão é muito difícil (mas, não é impossível). Rajadas são picos de velocidade, e no Guarujá (Pitangueiras e Astúrias), várias vezes já bateram os 100Km/h, velocidade quase mínima de um ",furacãozinho (classe F0 na escala Fujita), mas furacão mesmo mantém essa alta velocidade por horas e horas..... Os estragos, tipo, árvores caídas, andaimes e peças soltas que ",voam", das construções e reformas de prédios que as vezes atingem pessoas, etc, coisas que normalmente a gente vê na TV, acontecem mais em função da nossa desorganização urbana do que propriamente pela ação dos vendavais. Muitas árvores nem são autóctones, isto é, da região e outras estão com as raízes comprometidas pelo ataque de parasitas, portanto, antes do vento pegarem elas de ",jeito",, já estavam frágeis. Quanto às chuvas, tirando aquele aguaceiro entre 22 e 23 de dezembro do ano passado, quando choveu 240 mm em 24 horas apenas, batendo o recorde de janeiro de 1978, com 194 mm, quase todos os episódios de chuvas que causam transtornos como alagamentos, são mais em função da precária drenagem de nossas cidades.... Então, perguntamos: nossas cidades estão preparadas para enfrentar o tempo severo??? Só faltou dizer, da inconsciência de muitos que ainda não se conscientizaram do alto perigo oferecido pelos raios nesta época do ano!!

Rodolfo bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V