Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Novembro mais chuvoso dos últimos cinco anos em Santos

Notícia enviada em 06/12/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Como o título deste reporte diz, Novembro de 2015, foi entre os meses de Novembro, o mais chuvoso dos últimos cinco anos em Santos!

O índice pluviométrico, segundo os pluviômetros convencional e digital da Estação Climática da ONG Amigos da Água, foi de impressionantes 347 milímetros por metro quadrado, sendo que a média esperada de Novembro, é de ",apenas", 162 milímetros por metro quadrado em Santos!

Dezembro já começa chuvoso na Costa da Mata Atlântica (Baixada Santista)

Estamos no sexto dia de dezembro e o índice de chuva já é de 25 milímetros por metro quadrado em Santos. A média esperada para Dezembro na cidade é ",normalmente", alto (211 milímetros por metro quadrado). Prognósticos indicam que teremos mais um mês chuvoso pela frente!

Causa principal desse excesso de chuvas

A Costa da Mata Atlântica está inserida na Região Sudeste, mas no sul dessa região brasileira, próxima da Região Sul do país, onde costuma chover muito, por estimulação de áreas de instabilidades, devido ao fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o El Niño, muito ativo neste ano de 2015

E.... o verão de 2015/2016?

Justamente pelo El Niño, devemos ter um começo de verão (2015) e janeiro de 2016, com temperaturas dentro da média de um típico verão, porém, com muitas chuvas.... Há probabilidade de haver alguns dias com picos rondando os 40ºC, umidade relativa do ar baixa e sem nenhuma chuva (até mesmo sem as típicas pancadas e trovoadas de verão), mas não deverá se repetir o padrão climático de janeiro de 2014 e meados de fevereiro de 2014, quando tivemos uma estiagem de cerca de 48 dias, e altíssimas temperaturas em pleno verão, devido à maior aproximação do Sistema de Alta Pressão semi-permanente entre Brasil e África, o ASAS (Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul). Nem mesmo os cerca de 15 dias de estiagem e altas temperaturas ocorridas em Janeiro de 2015! Pelo menos, é o que indicam atualmente os simuladores de previsão do tempo. Vamos ver!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 15 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges