Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Novidades do Museu

Notícia enviada em 04/07/2007
por Hermes Almeida - Salvador/BA
03/07/2007

UNEB conquista Espaço

Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB ganha primeira Exposição Permanente sobre Programa Espacial do País - Iniciativa é parceria com Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) - Inauguração dia 3/julho, MC&T, em Salvador

Mais uma inédita atração para a sociedade baiana e comunidade universitária foi inaugurada no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Museu ganhou a primeira Exposição Permanente do país sobre o Programa Espacial Brasileiro.

A exposição O Brasil Conquistando o Espaço foi inaugurada pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e pelo presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi. A solenidade aconteceu no MC&T, às 10h30, com a presença de gestores da universidade e autoridades locais e nacionais (foto).

Valentim destacou que sua administração está priorizando, desde o ano passado, a revitalização do Museu, atraindo projetos e mostras inovadores para o espaço.

“A inauguração dessa exposição permanente demonstra que o Museu está no caminho certo. A parceria que estabelecemos com a AEB trouxe o que há de mais moderno do programa espacial para a UNEB. Com esse espaço, estamos contribuindo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia do estado e do país”, avaliou o reitor.

Para o presidente da AEB, o baiano Sérgio Gaudenzi, a exposição não visa somente à divulgação do Programa Espacial brasileiro. “O principal motivo dessa iniciativa é tornar acessível as diversas facetas do programa, para que os estudantes possam se interessar e ingressar no programa”, afirmou Gaudenzi.

O presidente da AEB afirmou também que o programa espacial do país tem um enorme desafio: “Precisamos de gente para movimentar e crescer essa área de atuação. E nada melhor do que trazer para a Bahia essa exposição, para que possamos despertar vocações”.

Gaudenzi salientou que novas parcerias com a UNEB e o MC&T estão sendo programadas, e lembrou que as peças e itens em exposição serão renovados periodicamente.

Já a vice-reitora da UNEB, Amélia Maraux, destacou a importância de a universidade poder reafirmar, com essa iniciativa, o papel que o Estado brasileiro tem na produção de conhecimento nessa aérea. “A UNEB contribui muito com a abertura desse espaço no MC&T, para que esses experimentos e conhecimentos possam ser divulgados e também atraiam novos pesquisadores”, analisou Maraux.

“A exposição é mais um ganho para o Museu”, assinalou a diretora do MC&T, Adriana Cunha, ao apresentar a sala com a exposição permanente. De acordo com a diretora, MC&T é o primeiro museu interativo da América Latina. “E iniciativas como essas atraem ainda mais jovens e crianças para o Museu”, reforçou.

Vanguarda

Maquetes dos foguetes brasileiros Sonda I, II, II, IV, VSB – 30 e do Veículo Lançador de Satélites, sendo a maior delas com dois metros de altura, permitem que adultos e crianças conheçam o mundo dos lançadores desenvolvidos pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).

A exposição conta também com seis painéis que oferecem um panorama do programa espacial, ao mostrar os satélites brasileiros, os foguetes lançadores, o vôo do astronauta brasileiro, as instituições ligadas às atividades espaciais e os centros de lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

A mostra apresenta peças alusivas à viagem do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, à Estação Espacial, a exemplo de um selo comemorativo dos Correios e uma moeda cunhada pela Casa da Moeda.

Presente à solenidade, o assessor Paulo Portela, representante do secretário estadual de Turismo (Stur), Domingos Leoneli, disse que espaços como esse são “um chamado para o turismo”. “A sala é muito bem montada. Os estudantes do estado precisam conhecer e pessoas de fora também precisam visitar esse ambiente do programa espacial”, disse Portela.

Para o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesp), Alzir Mahl, a exposição representa “um ganho enorme para a Bahia, pois revela que estamos na vanguarda”.

A pró-reitora de Graduação (Prograd), Mônica Torres, salientou que esse novo ambiente pode ser um estímulo para os estudantes da UNEB e de outras instituições venham a se interessar pela área.

Estiveram presentes ainda à solenidade Clóvis Menezes, representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Ildes Ferreira, Marcelo Chuab, assessor de Comunicação dos Correios, Gelcivânia Mota, representante do secretário de Educação (SEC), Adeum Sauer, e Luiz Humberto Savastano, chefe de Gabinete da AEB.

Pela UNEB, participaram também a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, a coordenadora do Programa Universidade para Todos, Zita Maria, o assessor-chefe da Astec, Luiz Paulo Neiva, além da diretora da Editora UNEB (Eduneb), Nadja Nunes. A solenidade foi conduzida pelo Cerimonial da universidade, sob a coordenação José Carlos Limeira.

O MC&T fica aberto ao público, diariamente,de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, com entrada franca

Hermes Almeida enviou 1 notícia








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Os liberais podem entender tudo, exceto as pessoas que não os entendem." - Lenny Bruce