Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Nuvem Glória das Manhãs causa ventania em Santos

Notícia enviada em 20/10/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A nuvem rolo, também conhecida por ",Glória das Manhãs",, leva europeus e norte-americanos a atravessarem o mundo para ter alguma chance de avistá-la... Eles acreditam que o único local do mundo onde ela ocorre com alguma frequência, é no Golfo de Carpentaria, nordeste da Austrália.

Mas, não é bem assim... Creio que da mesma maneira que norte-americanos e europeus são compelidos a viajar para o hemisfério sul (quase sempre para a Austrália ou África do Sul) para observar e fotografar objetos celestes, os quais estão permanentemente abaixo da linha do horizonte e, portanto, invisíveis a partir das latitudes boreais (do hemisfério norte) são invisíveis, o mesmo ",êxodo", acontece com relação a essa forma de nuvem tão peculiar.

Nuvem Glória das Manhãs (no caso, foi à tarde), traz ventania para Santos e região

Ontem, devido à aproximação de uma frente fria, ocorreu o chamado aquecimento pré-frontal, único modo de elevar a temperatura máxima na Baixada Santista para além dos 30ºC, algo que só ocorreu, neste mês de outubro, ontem, domingo, 19 de outubro de 2014, ao contrário da capital e interior paulista, que desde o início do mês, experimentam calor muito intenso...

Na estação Amigos da Água, registrei a máxima de 33,2ºC e umidade relativa do ar de 40%, conferindo a sensação térmica de 35ºC. Mas, logo após as 16 horas, rajadas de até 55Km/h em Santos (estação Amigos da Água) e de 72Km/h no Guarujá (Pitangueiras), foram registradas, para surpresa de muitos que curtiram as praias da região.

Imagens e vídeos feitos nas orlas de Santos, São Vicente e Guarujá, atestam que uma dessas nuvens mencionada e comentada acima - a raríssima nuvem rolo ou ",Glória das Manhãs",, como é conhecida na Austrália, foi a causa da ventania, logicamente mais intensa na orla do que nos bairros centrais, por não haver praticamente obstáculos ou freios para a ação desses ventos!

Portanto, são mesmo nuvens de rara aparição, mas não ocorrem somente no litoral autraliano - a Baixada Santista também exibiu nos seus céus essa singular formação atmosférica.

Como se formam as nuvens rolo

São formações raras por que dependem de condições climáticas bem específicas: elas se formam com o encontro de ventos opostos com temperatura e umidade similares, sempre entre 100 e 200 metros de altitude, podendo chegar a 1000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. Portanto, são nuvens de baixa altitude.... No caso de ontem na Baixada, por trás do fenômeno, áreas de instabilidades escoando pela costa a partir de uma frente fria, propiciaram o espetáculo, que infelizmente causou medo em muita gente!

Imagem anexa: nuvem rolo na orla santista

Fonte: site ",Melhor de Santos",

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson