Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

O Patriarca Brasileiro da Ecologia!

Notícia enviada em 04/04/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Talvez alguns ainda não saibam, além de te sido Patriarca da Independência, também foi o Patriarca do Reflorestamento ou melhor, da Ecologia Brasileira, pois além de político, era cientista preocupado entre outras coisas, com o desmatamento em pleno século XIX!

Sem dúvidas, um homem genial a frente do seu tempo!

Na verdade, a carreira política desse ilustre cidadão, aconteceu apenas na fase final de sua vida. quando tinha 57 anos. Antes disso, foi um pesquisador científico de grande prestígio na Europa, sendo que a Universidade de Coimbra criou a cátedra de Mineralogia especialmente para ele. Pelos seus estudos sobre a pesca das baleias, reflorestamento e outras obras, podemos considerá-lo o Patriarca da ecologia brasileira. A sua fase cientifica é praticamente desconhecida no Brasil, no entanto é conhecida pelos pesquisadores europeus. Também, pode ser considerado o fundador da Marinha brasileira, o primeiro a propor um projeto de Universidade no Brasil e o patrono da Geologia e da Mineralogia no país...

Foi um dos primeiros a denunciar de forma sistemática a devastação das florestas brasileiras, sendo que seu primeiro trabalho científico foi publicado em 1790, um ano depois de ser admitido como membro da Academia das Ciências e Letras de Lisboa, - ",Memória sobre a pesca das baleias e a extração do seu azeite",, com algumas reflexões a respeito de nossas pescarias. Nesta Memória ocupa-se sobre a pesca das baleias deixando um valioso estudo sobre estes mamíferos marinhos, considerando já nessa época, a sua preocupação com o equilíbrio natural. Realizou uma descrição desses mamíferos com muita propriedade e aponta os erros cometidos pelos pescadores e os males causados pelos mesmos.

Ainda no século 18, Bonifácio, já esboçava as primeiras propostas de reflorestamento com a finalidade de contenção de encostas.

Viveu muito tempo na Europa, recebendo na França influências do ambiente revolucionário. A família real portuguesa sabia de sua capacidade e temia que ele próprio proclamasse a independência brasileira. Por isso, pagavam seus estudos e o mantinham longe do Brasil. Chefe do Ministério de D. Pedro I, Bonifácio planejou a separação do Brasil de Portugal e influenciou o príncipe a fazê-la.

Estudou Mineralogia e Química, em Paris, com Dr. Antoine Fourcroy. Nessa mesma cidade, estudou Mineralogia, na Escola Real de Minas, com o Professor Duhamel.

Nessa época, José Bonifácio escreveu, em co-autoria com seu irmão, Martim Francisco Memória sobre os diamantes do Brasil. Após completar seus estudos em Paris, aprendeu Geologia em Freiberg, na Alemanha, com Abraham Werner.

A mineralogia era uma das suas preferências. Em Uppsala, na Suécia, estudou essa disciplina com Bergman, criador da classificação química dos minerais.

Dedicou-se ao estudo dos fósseis e pesquisou as jazidas e minas de Arandal, Sahia, Krageroe e Laugbansita, na Suécia e na Noruega. Fez a identificação de quatro espécies desconhecidas de minerais: petalita, espodumênio, criolita e escapolita.

Em carta publicada a um jornal alemão em janeiro de 1800, com 37 anos, José Bonifácio descreve dois novos minerais. Um deles, originário de Utö, Suécia, denominou petalita (mencionado acima) em homenagem a Dom Pedro I. A petalita dissolvia-se muito lentamente em ácido nítrico, sem efervescência. O outro, foi denominado espodumênio (também citado acima). Hoje, sabe-se que a petalita é um silicato de alumínio e lítio. Em 1818 era descoberto o lítio na petalita e assim José Bonifácio entrava para a História da Química e também para a História da Ciência Brasileira como o descobridor de um elemento químico... Genial não? O lítio (do grego lithos, pedra) é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7, contendo na sua estrutura três prótons e três elétrons. Sólido, porém leve, é utilizado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias e pilhas elétricas e, seus sais, no tratamento do transtorno psíquico bipolar. Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor. Por outro lado, até aplicações em Astronomia, este elemento tem: para fabricação de cerâmicas e lentes, como a do telescópio Refletor Hale de 5 metros de diâmetro do Monte Palomar, na Califórnia - Estados Unidos. Seu isótopo tem grande aplicação na controvertida indústria termonuclear...

José Bonifácio tem na verdade um paralelo com o americano Benjamin Franklin, cientista e político também.

Talvez, o brasileiro, nascido em Santos em 1763, tenha até superado o ilustre cidadão americano......

A imagem anexa, é mais uma ação da ONG Amigos da Água!

Trata-se de um ",plus", na confecção da arte do muro de rede nacional de supermercado em Santos, perto da Santa Casa!

Este quadro do muro intitulado ",Painel da Conscientização Sustentável da Água",, é uma homenagem ao Primeiro Ecologista do Brasil, para que todos tomem consciência da importância da preservação e uso consciente e sustentável da água e outros bens naturais!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias















  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson